Surpreenda-se em Rosana: o município paulista mais distante da capital

Descubra as belezas naturais escondidas na pacata região pesqueira rodeada de Mata Atlântica

qua, 13/11/2013 - 9h12 | Do Portal do Governo

Apesar da longa distância, o município de Rosana faz valer os 780 km de percurso em rodovias desde a capital. Rosana fica no cantinho do Estado, perto das divisas com Mato Grosso do Sul e Paraná. A distante cidade, a mais longe da capital dentro do Estado de São Paulo, oferece paisagens naturais de tirar o fôlego, onde é possível pescar, praticar esportes náuticos, passear de barco ou apenas descansar às margens dos rios Paranapanema e Paraná.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

photonews

Conhecido como “prainha” entre os moradores da região, o Balneário Municipal possui infraestrutura para receber turistas com quiosques, lanchonetes, playgrounds, quadras de vôlei e futebol de areia, além de áreas para camping com banheiro com duchas e estacionamento gratuito.

Para chegar até o encontro das águas avermelhadas do rio Paranapanema com as águas mais esverdeadas do rio Paraná, é possível ainda se aventurar em uma trilha ecológica de aproximadamente 2 km com guias locais, onde podem ser vistas diversas espécies silvestres.

Outro ponto de parada obrigatória é a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, com seu formato arrojado em forma de um enorme barco. O santuário atrai centenas de fiéis todos finais de semana.

Já para conhecer um pouco da história do local, o Museu de Memória Regional é uma boa opção. Localizado no Horto Florestal, o acervo traz informações sobre desenvolvimento da região, com fotos, objetos, documentos e vídeos.

O nome da cidade homenageia a filha do empreiteiro Sebastião Camargo, que ficou responsável na década de 50 pela realização da obra ramal ferroviário que liga o local até o município de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Do Portal do Governo do Estado