SP vai usar TV Cultura para educar no horário nobre

Programa Almanaque Educação irá promover, duas vezes por semana, educação por meio de entretenimento

ter, 02/09/2008 - 13h44 | Do Portal do Governo

O governo paulista selou uma parceria com a Fundação Padre Anchieta – mantenedora das rádios e TV Cultura – que permitirá a criação do programa Almanaque Educação, uma revista eletrônica que será veiculada duas vezes por semana pela TV Cultura em horário nobre. O objetivo é educar por meio de entretenimento e diversão, com espaço para professores, estudantes, pais de estudantes e público interessado, sempre em dois horários semanais.

O programa, totalmente pedagógico, será exibido em 24 edições, sempre às terças-feiras, a partir das 19h30. Cada programa terá 30 minutos de duração. Aos sábados haverá reapresentação, às 11h30. A expectativa é atingir pelo menos 400 mil pessoas por programa.

Como o próprio nome indica, o Almanaque Educação irá explorar a linguagem de um almanaque, uma revista eletrônica que abordará temas relacionados à educação, arte, cultura, política, economia, biologia, internet, televisão digital, além de assuntos de interesse geral.

“Queremos explorar uma nova forma de educar, por meio daquele que é considerado um dos meios de comunicação de maior apelo popular, a televisão. A idéia é atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo. Todos os temas serão apresentados por atores, criando assim uma dinâmica divertida na abordagem dos assuntos”, afirma a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.         

Programação

O Almanaque Educação apresentará reportagens especiais, entrevistas com artistas, educadores, especialistas em educação. A cada edição será produzida uma ampla reportagem de abertura sobre um tema da atualidade. Ao longo do programa os telespectadores poderão responder um “quiz” sobre o tema proposto na reportagem inicial.

O programa será dividido em quadros, como Por Dentro, no qual o repórter mostra aos telespectadores como é vivenciar de perto situações inusitadas, como entrar na cabine de um avião. Outra atração é o Palavra de Mestre, quadro que contará com a participação de professores que irão desvendar os mistérios da física e da química. Pessoas que residem na cidade de São Paulo poderão participar do programa por intermédio de um game com desafios culturais.

“As paredes da sala de aula se alargam indo até o lar de cada um mostrando que jovens e adultos curiosos podem aprender em qualquer ocasião”, diz Fernando Almeida, vice-presidente da TV Cultura e coordenador do Núcleo de Educação.  

Assuntos que abrangem o universo da educação serão abordados por meio de uma linguagem leve, ágil e bem humorada, visando atingir o público-alvo: crianças, jovens, pais e professores da rede estadual.

“Educação tem de ser assunto constante da sociedade. As pessoas têm de discutir, opinar, propor. Levar um debate tão importante como este para a casa das pessoas é uma maneira de incutir o tema na rotina familiar. Além de ser uma rica e divertida oportunidade de conhecimento”, reforça a secretária Maria Helena.

Alguns quadros

Por Dentro – repórter mostra situações inusitadas, por exemplo: visitar cabine de avião, corpo humano, CPU de computador

Espaço Cultural – visitas a espaços culturais em várias capitais do Brasil

Ao Mestre com Carinho – exemplos de bons professores, que implementam projetos significativos nas escolas

Telejornal – notícias apresentadas com bom humor, expondo a notícias a diversas análises

Pequenas Histórias Particulares – conversas com ícones de diversas áreas e pessoas comuns sobre a escolha profissional

Minha Visão das Coisas – repórteres saem às ruas para ouvir a opinião das pessoas sobre temas diversos

Cleber Mata com Secretaria da Educação