SP recruta crianças que fazem xixi na cama para pesquisa e tratamento

Projeto do Hospital das Clínicas vai atender crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que têm enurese noturna

sex, 01/06/2012 - 14h20 | Do Portal do Governo

A enurese noturna (xixi na cama ao dormir) será pesquisada por uma equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, na capital. Para isso, a unidade da rede pública estadual está recrutando crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que apresentam o problema pelo menos uma vez por semana. 

A inscrição pode ser feita pelo telefone (11) 3091-1961. Após o cadastro inicial, a equipe envia alguns questionários pelos Correios, juntamente com um envelope selado para que sejam devolvidos. A triagem é feita no Hospital das Clínicas, por uma equipe de médicos, psicólogos e fisioterapeutas.

Batizada de “Projeto Enurese”, a ação terá a atuação de profissionais do HC das áreas de Psicologia, Fisioterapia, Nefrologia Pediátrica e Neurologia Pediatria. O objetivo é olhar a enurese noturna de maneira interdisciplinar. Segundo a coordenadora do projeto, Vera Koch, o xixi na cama pode ser um reflexo da imaturidade do desenvolvimento do indivíduo.

Durante a avaliação, a criança passará por procedimentos como exame físico, exames laboratoriais, polissonografia, avaliação psicológica e posturografia, que avalia desordens de equilíbrio. A terapia recomendada pode envolver uso de medicamentos combinada com utilização de alarme, conforme a necessidade de cada paciente.

SERVIÇO
Recrutamento para o Projeto Enurese
Público alvo: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que fazem xixi na cama pelo menos uma vez por semana
Inscrições: (11) 3091-1961

Do Portal do Governo do Estado