SP recebe oficina de histórias em quadrinhos e exposições culturais

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas apresenta lista de passeios culturais em museus, oficinas e exposições em São Paulo

ter, 30/01/2024 - 12h34 | Do Portal do Governo
Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas apresenta uma lista de passeios culturais em museus, oficinas e exposições em São Paulo. Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, acontece a Oficina de Roteiro para Histórias em Quadrinhos, que motivará quem deseja se tornar um contador de histórias visual.

Além de outras atrações como: ‘E o palhaço, quem é!?’, no Paço das Artes; Clubes de Leitura, da BibliON; Hip-Hoperifa, da Fábrica de Cultura; Exposição Sombras-Luzes: identidade na diáspora japonesa, no Museu da Imigração e lançamento do livro “Abayomi: a menina de trança”, no Museu das Favelas.
Confira mais detalhes abaixo:

Biblioteca Parque Villa-Lobos –  Oficina de Roteiro para Histórias em Quadrinhos
Data: 30 e 31 de janeiro, das 14h às 17h
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos, Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, Zona Oeste.
Saiba mais:  Venha aprender nesta atividade as ferramentas básicas para começar o próprio roteiro. Rafael Calça é escritor, roteirista de histórias em quadrinhos e animação, além de ilustrador editorial e storyboarder de publicidade. Seus trabalhos de maior destaque são ‘Jeremias – Pele’, em que junto de Jefferson Costa recriou o personagem de Maurício de Sousa em uma HQ sobre racismo na infância, tendo recebido o reconhecimento de público e crítica, além do prestigiado Prêmio Jabuti.
Evento gratuito com entrada a partir de 16 anos. Para mais informações acesse BVL

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Workshop “A energia sustentável na robótica”
Data: 31 de janeiro – quarta-feira, das 14h30 à 16h30
Local: Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, na Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia, Zona Norte de São Paulo
Saiba mais: Tecnologias criativas serão apresentadas como possibilidade de geração de energia elétrica de maneira autônoma no Projeto Tendas de Verão. Recursos como sensores, componentes eletrônicos, placas de controle e captação serão abordados para melhor entendimento do circuito que alimenta um sistema. Um dos objetivos desta energia limpa é buscar soluções eficientes para contribuir com comunidades que não têm acesso à eletricidade, utilizando a luz solar. Coordenação: DoRobotKits Tecnologia e Educação. Livre e Gratuito. Todo material será disponibilizado gratuitamente durante a atividade. Mais informações

Exposição, “E o palhaço, quem é!?, no Paço das Artes
Data: 2 de fevereiro a 31 de março, de terça a sábado, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h.
Local: Paço das Artes – R. Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis, região central
Saiba mais: A exposição “E o palhaço, quem é!?” tem curadoria de Renato De Cara e reúne obras de mais de trinta artistas. São imagens icônicas de palhaços reproduzidas em fotografias históricas e anônimas, em pinturas de jovens irreverentes e contemporâneos, retrabalhadas como objeto de arte por grandes nomes do campo, questionando valores e empatia.
Evento gratuito. Para mais informações acesse mais informações 

BibliON – Clube de Leitura 
Data:  31 de janeiro, das 19h às 20h30 e 1 de fevereiro, das 19h30 às 20h30
Local: on-line, na BibliON
Saiba mais: ‘Como aprendi a pensar’ Um dos pensadores pop mais respeitados pelo público e pela crítica, Luiz Felipe Pondé apresenta neste livro uma história da filosofia diferente – a história dele com a filosofia. Citando romancistas como Nelson Rodrigues, cientistas como Charles Darwin, economistas como Karl Marx e os psicanalistas Sigmund Freud e Carl Jung. Link do Clube de Leitura na BibliON. Já Gris, de Cida Pedrosa é uma coletânea que reúne 50 poemas de Cida Pedrosa, os quais trazem uma mostra significativa da produção desta autora cuja obra se alimenta da urbe e se confunde com o estar na cidade e vivê-la. Link do Clube de Leitura na BibliON

Fábrica de Cultura – Hip-Hoperifa
Data: 4 de fevereiro, sábado, das 13h às 17h
Local: Fábrica de Cultura Jardim São Luís, na Rua Antônio Ramos Rosa, 651, Zona Sul de SP
Saiba mais: Hip-Hoperifa é um evento de trocas voltado para dança, com professores renomados da cena e, também, artistas da comunidade. Um evento com aulas gratuitas, batalhas de dança e show cases, cultivando e celebrando a arte.
Evento gratuito. Para mais informações acesse Mais informações 

Museu da Imigração – Sombras-Luzes: identidade na diáspora japonesa
Data: exposição aberta até 5 de maio de 2024
Local: Museu da Imigração, na rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca, Zona Leste de SP
Saiba mais: O Museu da Imigração está com a exposição Sombras-Luzes: identidade na diáspora japonesa no Brasil, das artistas Cristina Suzuki e Claudia Kiatake. A sombra é um elemento importantíssimo para a cultura japonesa, sobretudo no período Edo, em que o Japão fechava seus portos para estrangeiros. No ensaio Em louvor da sombra, escrito em 1933 por Junichiro Tanizaki, o autor analisa a presença e valorização da sombra dentro do teatro, da arquitetura, da arte e do cotidiano japonês, além de interpretar a presença da luz no Japão como a entrada da cultura ocidental.
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h). Ingresso no valor de R$ 16 e a meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos.
Para mais informações acesse mais informações Museu da Imigração

Museu das Favelas – Lançamento do livro “Abayomi: a menina de trança”
Data: 3 de fevereiro, às 14h
Local: Museu das Favelas, na Av. Rio Branco, 1269 – Campos Elíseos, região central
Saiba mais: O lançamento do livro para crianças e adolescentes, “Abayomi: a menina de trança”, será um momento especial com um bate-papo sobre o livro, vivências da escritora e a oportunidade de adquirir cópias autografadas pela autora, Aniete Abreu. Esta leitura abre portas para a compreensão de questões étnico-raciais, inspirando a luta por respeito, aceitação e igualdade.
Evento gratuito. Para mais informações acesse Museu das Favelas

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap