SP ganha prêmio em projeto para tratamento de pacientes com HIV

Projeto criado pelo CRT/Aids oferece assistência domiciliar à pacientes

sex, 26/10/2007 - 16h17 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT/Aids) recebeu, no último dia 23 de outubro, o Prêmio Nacional de Adesão, concedido pelo Programa Nacional DST/Aids, do Ministério da Saúde.

O projeto vencedor, batizado de Assistência Domiciliar Terapêutica, visa atender pacientes com dificuldades para se adequar ao tratamento com medicamentos. O CRT/Aids oferece assistência domiciliar terapêutica desde 1996.

Toda assistência clínico-terapêutica e psicossocial é realizada no próprio domicílio por uma equipe formada por profissionais da área de enfermagem, medicina, psicologia, serviço social, nutrição e fisioterapia.

Por ser uma doença de caráter crônico, a adesão caracteriza-se atualmente como um dos mais sérios problemas no contexto da infecção pelo HIV/Aids e exige dos pacientes adaptação rápida a um diagnóstico que afeta totalmente seu projeto de vida com mudanças profundas e simultâneas.

“O domicílio é um lugar privilegiado. A equipe de saúde tem um contato direto com a família e com o contexto sócio-cultural e afetivo do paciente” explica a coordenadora do serviço, Tânia Regina de Souza.

Um dos trabalhos mais importantes feito pela equipe é a entrega da medicação na residência do paciente e a orientação sobre o uso e manejo correto. Para pacientes ou cuidadores analfabetos são utilizados desenhos como sol e lua (dia e noite) e prato de comida (horário das refeições). Se identificadas sobras de remédio, são investigadas as razões.

Secretaria Estadual da Saúde

(S.M.)