Serra participa da inauguração da centésima AMA na capital

Unidades de Assistência Médica Ambulatorial ajudam a desafogar hospitais e pronto-socorros das regiões em que estão instaladas

sex, 18/04/2008 - 17h08 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou, nesta sexta-feira, 18 de abril, da inauguração da centésima unidade de Assistência Médica Ambulatorial, a AMA Vila Barbosa, no bairro do Limão, zona norte da capital.

A nova unidade, que funciona acoplada à Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Barbosa, tem capacidade para realizar dez mil atendimentos mensais e funcionará de segunda a sábado, das 7h às 19h. É destinada ao atendimento de casos de patologias menos graves, como enxaqueca, diarréia, crise asmática, entre outras.

“Trata-se de um atendimento mais avançado com consultas marcadas de forma rápida que melhora a qualidade de vida das pessoas”, resumiu Serra, mentor da iniciativa ao assumir a prefeitura de São Paulo em 2005. “Essas 100 unidades terão capacidade de atender dez milhões de pessoas por ano. É um avanço de São Paulo na área da saúde”, reforçou o governador.

A AMA Vila Barbosa conta com cinco consultórios, uma sala de medicação adulto e outra infantil, além de salas de Raio-X, emergência, medicação, e de procedimento para sutura e oferece atendimento em clínica geral e pediatria.

“Estamos expandindo a rede de saúde com a inauguração de hospitais, ampliando as Unidades Básicas de Saúde e contratando mais agentes do Programa Saúde da Família. A demanda reprimida ainda existe e nós vamos fazer um esforço para diminui – lá”, frisou o prefeito Gilberto Kassab. Segundo ele, a meta do governo municipal é chegar a 110 unidades em 2008.

A centésima AMA será referência para uma população de cerca de 19.000 pessoas que vivem no bairro do Limão. A região conta com quatro UBSs (Vila Barbosa, Walter Elias, Adelaide Lopes e Vila Santa Maria) e três hospitais (Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha e Hospital do Mandaqui).

O objetivo das unidades de Assistência Médica Ambulatorial é ampliar o acesso da população a consultas médicas e, principalmente, desafogar os pronto-socorros, para que possam priorizar atendimento dos casos de urgência e emergência.

“As Amas introduziram no sistema público de saúde de milhões de pessoas que não tinham o atendimento adequado. O modelo efetivou como uma opção de qualidade”, concluiu o secretário municipal da Saúde, Januário Montone.

Cíntia Cury / Cleber Mata