Serra participa da formatura dos Jovens Acolhedores

Jovens orientam e acolhem pacientes e familiares que procurem atendimento

qua, 14/10/2009 - 9h19 | Do Portal do Governo

Atualizado às 14h

O governador José Serra participou nesta quarta-feira, 14, da formatura de 665 universitários treinados para atuar como Jovens Acolhedores nas unidades de saúde do Estado. Os jovens selecionados têm a missão de orientar e acolher pacientes e familiares que procurem atendimento em 65 unidades estaduais, entre hospitais, farmácias e ambulatórios da Capital, Grande São Paulo, litoral e interior. O projeto é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde.

O programa “Jovens Acolhedores” é fruto de uma parceria entre a Secretaria e 51 universidades espalhadas por todo Estado. O projeto garante ao estudante o pagamento de uma bolsa de estudos durante 12 meses. A Secretaria paga 80% do valor da mensalidade limitado a R$ 350 por aluno participante e as instituição de ensino se comprometem com o restante da mensalidade escolar.

“Ao mesmo tempo em que trabalham, eles também vão ter um aprendizado. Aqueles que estão diretamente ligados à saúde, o aprendizado é direto. Mesmo aqueles que não têm profissões – ou não vão ter profissões – ligadas à Saúde, aprendem a ter maior conhecimento de como é que são as pessoas, como é que funcionam os sistemas de saúde e uma visão social melhor”, disse o governador. “Os jovens, evidentemente, estão entusiasmados, seja porque tem a bolsa, seja também porque é um trabalho que vale a pena e é um trabalho que tem dado certo aqui em São Paulo”, completou.

Os universitários têm uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, de segunda e sexta-feira. O estudante escolhe a unidade que deseja trabalhar, sem a necessidade de ser na cidade onde mora. Todos os bolsistas recebem treinamento específico da Secretaria para realização do atendimento nas unidades de saúde. “Os resultados práticos são bolsas para alunos em geral de famílias mais carentes. Segundo, é um reforço no aprendizado àqueles que trabalham na área da saúde e, terceiro, uma melhora no acolhimento dos hospitais, que é visível”, adicionou Serra.

“O Jovens Acolhedores é um projeto de muito sucesso, que humaniza o atendimento nos hospitais estaduais. Todo acolhedor tem como principal missão receber os pacientes e familiares com respeito de maneira cordial, prestando orientação adequada e informações precisas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A formatura aconteceu na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), que fica na rua Voluntários da Pátria, 547- Santana.

Saiba mais sobre o trabalho dos Jovens Acolhedores

Da Secretaria da Saúde