Serra entrega centro de hemodiálise infantil

Setor adaptado para receber crianças recebeu investimento de mais de R$ 1 milhão

qua, 30/09/2009 - 13h07 | Do Portal do Governo

Atualizado às 18h40

O governador José Serra entregou oficialmente nesta quarta-feira, 30, um dos mais modernos centros de hemodiálise infantil do Estado de São Paulo. A nova ala fica no Hospital Infantil Darcy Vargas e atende exclusivamente crianças e adolescentes de até 18 anos. O Governo do Estado investiu R$ 1,1 milhão na nova área de atendimento.

Totalmente adaptada para atender os pequenos pacientes renais, a ala fica no primeiro andar do hospital. A rede de atendimento conta com assistência psicoterapêutica e nutricional, além de cuidados das equipes de enfermagem e assistência social.

“É um hospital que combina também a eficiência no atendimento médico com o atendimento humano, com o acolhimento que dá aos pacientes e às suas famílias”, afirmou Serra. “É uma unidade, portanto, que vem a acrescentar uma boa capacidade no sistema de hemodiálise do Estado, no caso infantil”, completou o governador.

Além de contar com a companhia dos pais durante o processo de hemodiálise, as crianças recebem assistência educacional de uma equipe de professores da Secretaria de Educação para que não tenham seus estudos atrasados por conta do tempo que têm de passar em tratamento.

O serviço de hemodiálise foi estruturado por meio de uma parceria com a Fundação Oswaldo Ramos, especializada em atender pacientes com doenças renais. A unidade tem capacidade para atender até 36 crianças por mês. “A hemodiálise é muito menos frequente nas crianças do que nos adultos. Não mais de 20%, exagerando, dos que precisam de hemodiálise são crianças”, ponderou Serra.

De acordo com a supervisora de Nefrologia da unidade, Natália Andrea da Cruz, o hospital pretende ampliar o atendimento gradualmente. O próximo passo será atender os pacientes de outros serviços de saúde no início do próximo ano. “O novo serviço é de extrema importância para garantir maior qualidade de vida às crianças em hemodiálise. Estamos trabalhando para que, em 2010, a unidade possa atender grande parte das crianças que necessitam de tratamento renal na cidade de São Paulo”, afirma. 

Na visita ao Hospital Darcy Vargas, Serra reencontrou o amigo Eric Maskim, prêmio Nobel de Economia em 2007. Eles se conheceram em 2003, quando Serra foi lecionar no Instituto de Estudos Avançados em Princeton.

Da Secretaria de Saúde e do Portal do Governo do Estado de São Paulo