Seleção para professores da rede estadual acontece no domingo, 5

Avaliação é um dos três critérios considerados na pontuação classificatória dos candidatos

sáb, 04/12/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Mais de 180 mil docentes deverão fazer no domingo, 5, a prova destinada aos professores não efetivos e novos candidatos inscritos no processo seletivo para atribuição de aulas/classes nas escolas da rede estadual em 2011.

A avaliação faz parte das ações do Programa + Qualidade e foi instituída pela Lei Complementar 1.093/2009 como um dos três critérios considerados na composição da pontuação classificatória para atribuição de aulas. Pela nova metodologia, a seleção levará em conta a soma dos pontos relativos ao desempenho na prova (80), o tempo de serviço (80) e a titulação do docente (20).  

“A avaliação é fundamental nesse novo processo, pois nos ajudará a trazer para a rede professores mais bem preparados para atuarem em sala de aula. Dessa forma teremos mais qualidade de ensino e, consequentemente, melhora no aprendizado de nossos alunos”, declarou o secretário da Educação Paulo Renato Souza.  

Este ano, a avaliação será realizada em um único dia. Os docentes/candidatos inscritos no campo de atuação aulas (Professor Educação Básica II), referente ao Ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação Especial, farão a avaliação no período da manhã. Já os docentes/candidatos inscritos no campo de atuação classes (Professor Educação Básica I), referente ao Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), farão a avaliação no período da tarde.  

Os locais de prova podem ser consultados no portal da Secretaria de Estado da Educação ( www.educacao.sp.gov.br ), no link Concursos, e no site da Fundação Carlos Chagas ( www.concursosfcc.com.br ). O docente inscrito cujo nome não constar da consulta relativa aos locais de prova deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC, da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (0xx11) 3723-4388, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16 horas (horário de Brasília), ou dirigir-se à Diretoria de Ensino de sua inscrição, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, para verificar o local em que realizará a prova.  

O candidato deverá comparecer ao local com meia hora de antecedência ao início da prova, portando caneta azul ou preta, lápis nº 2, borracha, protocolo original de inscrição e um documento original de identificação (identidade, carteira de motorista com foto, carteiras de órgãos de conselhos de classe, carteira de trabalho e previdência social ou certificado militar).  

Os docentes terão o tempo mínimo de duas horas e máximo de quatro horas para fazer a prova. A avaliação dos candidatos ao campo de atuação classes será composta por 60 questões. Para o campo de atuação aulas e Educação Especial serão 80 questões. Todas as provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos.  

Horário das provas

Docente/candidato inscrito para Professor Educação Básica II, com aulas de Alemão, Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Italiano, Japonês, Língua Portuguesa, Matemática, Psicologia, Química, Sociologia e Educação Especial, a prova terá início às 8h30, com duração de 4 horas  

Docente/candidato inscrito para Professor para Educação Básica I (classes), a prova terá início às 14h30, com duração de 4 horas  

Da Secretaria de Educação