Secretaria dos Transportes Metropolitanos avalia primeiro dia da operação “Embarque Melhor” nas estações Sé e Tatuapé

Nota à imprensa sobre as novas medidas parar melhorar conforto e segurança no embarque

ter, 29/09/2009 - 18h17 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) decidiu enfrentar o problema do embarque nas estações mais movimentadas do Metrô e da CPTM e vai continuar com o objetivo de trazer maior conforto aos seus usuários. Essa administração não vai se omitir perante o imenso desafio que tem pela frente.

Com a operação “Embarque Melhor”, iniciada ontem nas estações Sé do Metrô e Tatuapé da CPTM, estamos trabalhando para obter uma melhoria significativa nas condições de conforto e segurança do embarque. Mas não tínhamos a pretensão de resolver todos os problemas do embarque no primeiro dia da operação, ainda mais considerando as condições adversas da estréia na estação Sé. Mesmo com a mudança de hábito dos passageiros e os problemas trazidos pela intensa chuva (que reduziu a velocidade dos trens da Linha 3-Vermelha do Metrô), consideramos positiva a operação inicial realizada ontem na Sé. Baseamos essa avaliação preliminar nos seguintes fatos:

1) Análise visual feita por nossa equipe técnica com base nas fitas de vídeo gravadas ontem na plataforma aponta que o embarque ocorreu de forma mais organizada, sem a resistência de usuários que aguardavam na plataforma.

2) Levantamento realizado ontem por nossos funcionários indica que mais de um terço dos usuários aprovou a medida, principalmente idosos, mulheres, gestantes e portadores de necessidades especiais -que são os usuários mais vulneráveis.

Sobre a operação na estação do Tatuapé da Linha 11-Coral da CPTM, o balanço parcial indica que a operação transcorreu com mais benefícios aos usuários, pois houve uma melhor organização durante a espera na plataforma.

A STM vai trabalhar com determinação e humildade e fará todos os ajustes que se fizerem necessários, consultando os usuários em contínuas pesquisas realizadas após o desembarque -depois de eles usufruírem do benefício de um embarque digno.

Todo nosso trabalho é baseado em pesquisas e dados de oferta e demanda. Entrevistar o usuário quando ele está no meio da fila pode não refletir a opinião final dele sobre a mudança no serviço oferecido.

Além disso, os testes realizados por técnicos da STM mostram que o tempo de espera na tarde de ontem na estação Sé entre a chegada à plataforma e o embarque no trem foi o mesmo de dias normais -mesmo que a sensação de alguns usuários seja de uma espera maior com a nova operação.

É importante ressaltar que nossas pesquisas indicam que o embarque e o desembarque é um momento delicado para nossos usuários e está entre as principais reclamações -e é justamente por isso que estamos enfrentando esse problema. Para 74%, o principal problema é “empurrar os outros”. Já 72% dizem que o problema é “passar na frente dos outros”.

A solução estrutural para resolver o problema de transporte na região metropolitana de São Paulo é a continuidade do Plano de Expansão, que quadruplicará a rede de transporte sobre trilhos com qualidade de Metrô até o final do ano que vem.

Veja alguns dos benefícios do Plano de Expansão, em curso desde janeiro de 2007:

A chegada de 107 novos trens (18 já entregues);

Troca do sistema de sinalização (sistema CBTC, o mais sofisticado em operação no mundo), que permitirá a redução dos intervalos entre os trens;

Reforma de toda a frota da linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha do Metrô e da frota da CPTM;

Aumento das conexões, que passarão de 30 para 92 ao final do plano, o que permitirá a redistribuição dos passageiros em uma ampla rede metro-ferroviária.

A operação “Embarque Melhor” se insere neste contexto de revitalização do sistema de transporte sobre trilhos em São Paulo, prioridade dessa administração. Em 15 dias será possível avaliar em detalhes os benefícios trazidos pela operação “Embarque Melhor” na Sé e no Tatuapé e tornar ainda mais rápido, seguro e digno o embarque dos passageiros.

Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos