Secretaria do Meio Ambiente lança livro sobre ecocidadania

Obra é destinada a professores do ensino fundamental e médio, além de pesquisadores das áreas de ecologia e meio ambiente

seg, 23/03/2009 - 13h26 | Do Portal do Governo

Como o cidadão pode ajudar a preservar o meio ambiente? É a esta pergunta que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente responde ao lançar o livro “Ecocidadão”, amanhã, 24, às 10h, no Centro de Referência em Educação Ambiental (CREA), no Parque da Água Branca, na Capital.
Impressa em papel reciclado e com ilustrações, a obra, escrita pelas técnicas da Coordenadoria de Educação Ambiental, Denise Scabin Pereira e Regina Brito Ferreira, é destinada aos professores do ensino fundamental e médio e pesquisadores das áreas de ecologia e meio ambiente.
“A construção do planeta sustentável dependerá do ativismo ecológico, seja a ação dos governos, seja a participação da sociedade. Essa proatividade levará à formação de uma sociedade ecocidadã”, define Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente, no prefácio da obra.
Em linguagem de fácil entendimento, o livro exemplifica quais atitudes devem ser tomadas para evitar ou amenizar os problemas ambientais como o desperdício de água e energia, geração de lixo, ruídos, aquecimento global, preservação da fauna e flora etc. Mostra, ainda, de forma didática, o que pode ou não ser reciclado e traz dicas sobre como o “ecocidadão” deve proceder em seu dia a dia.
O “Ecocidadão” é o segundo título da série “Cadernos de Educação Ambiental”, iniciada em novembro de 2008 com o livro “As águas subterrâneas do Estado de São Paulo”. Ao todo, 19 publicações abordarão temas como agricultura sustentável, aquecimento global, biodiversidade, consumo, ecoturismo e outros, para serem trabalhadas em salas de aula e que servirão também de suporte para pesquisadores, técnicos, ambientalistas e outros profissionais, em suas atividades.

Serviço
Evento: Lançamento do livro Ecocidadão
Data: 24/03/2009 às 10h
Local: Centro de Referência de Educação Ambiental (CREA)
Avenida Francisco Matarazzo, 455
Parque da Água Branca São Paulo SP

Da Secretaria do Meio Ambiente