Secretaria de Agricultura e Abastecimento discute biocombustível

Vegetal pouco conhecido, pinhão-manso, pode representar novos negócios

qua, 25/03/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que promove o desenvolvimento rural sustentável, realiza nesta sexta-feira, 27, em Águas de Santa Bárbara, interior de São Paulo, mais uma edição do Dia do Campo. O evento possui o objetivo de apresentar novidades para estudantes, produtores, pesquisadores e profissionais ligados ao agronegócio. Nesta edição, a coordenadoria promove o uso do pinhão-manso, planta pouco conhecida, mas com grande potencial para produção e extração agrícola.

O pinhão-manso, da mesma espécie da mamona, produz um óleo com qualidades para a produção de biocombustível, mercado que encontra cada vez mais incentivo. Testes em veículos demonstraram que este óleo possui 83,9% do poder calorífico do óleo diesel. O que resta desta extração também possui grande valor para o produtor agrícola. O “bagaço” do pinhão pode ser usado como fertilizante ou ser transformado em ração e as cascas podem ser usadas como carvão vegetal e matéria-prima na fabricação de papel.

Além dessas finalidades, o evento mostrará aos participantes como utilizar este vegetal na identificação de parâmetros do campo, como espaçamento entre plantas, formas de propagação, pragas, doenças e produtividade.

O Dia do Campo é uma promoção conjunta das prefeituras de Bauru, Arealva e Cabrália Paulista, UNESP de Botucatu e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.