Saúde promove dia de alerta sobre doenças renais na Baixada Santista

Evento será realizado na quinta-feira (8/3), em comemoração ao Dia Mundial do Rim

ter, 06/03/2007 - 10h38 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde e a Sociedade Brasileira de Nefrologia promovem nesta quinta-feira (8/3), um dia de alerta e orientação à população da Baixada Santista sobre doenças renais. O evento, em comemoração ao Dia Mundial do Rim, será realizado no ambulatório do Hospital Estadual Guilherme Álvaro, das 8h às 17h.

Uma equipe de profissionais do hospital estará de plantão para tirar dúvidas sobre o tema. Haverá a distribuição de cerca de três mil folhetos e gibis com informações e dicas de saúde. Faixas com o aviso “Você pode ter uma doença renal e não saber. Previna-se” estarão afixadas na unidade. Se houver necessidade, as pessoas poderão agendar consulta com um nefrologista.

O objetivo do evento será alertar sobre os principais fatores de risco que levam à insuficiência renal, como hipertensão, diabetes, obesidade, pedra no rim, infecções e até o uso indiscriminado de antiinflamatórios.

“Queremos aproveitar a data para estimular a prevenção, pois a insuficiência renal é um problema grave que pode levar o paciente a ter que fazer sessões de hemodiálise ou mesmo à indicação de transplante”, afirma o diretor do Guilherme Álvaro, Alberto Bedulatti Cardoso.

O Hospital Estadual Guilherme Álvaro fica na rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, em Santos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

 

(AM)