SAP recebe reforço de 1,4 mil funcionários na área de segurança

Recém-formados, 782 agentes de escolta e vigilância penitenciária e 686 agentes de segurança penitenciária já estão na ativa

seg, 21/01/2008 - 15h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) aumentou seu efetivo de segurança com a formação de 782 Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) e 686 Agentes de Segurança Penitenciária (ASP), que concluíram recentemente curso na Escola da Administração Penitenciária (EAP). A formatura da última turma de AEVPs aconteceu em novembro e os novos agentes já estão em exercício nas unidades prisionais das seis coordenadorias regionais que compõem a Pasta.

Além do reforço na área de segurança, a SAP também promoveu concursos para admissão de pessoal administrativo e apoio operacional. Foram contratados 681 Oficiais Administrativos, 59 Motoristas e 84 Assistentes Sociais.

Os cursos para ASPs e AEVPs – com carga horária de 350h cada turma – são ministrados na própria EAP e na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar. Neles os alunos têm aulas de Prática do Serviço Penitenciário; Legislação Penal; Criminologia; Valorização Humana e Ética; Sindicância e Processo Administrativo; Técnicas Operacionais; Tiro Defensivo; Gerenciamento de Crises; Relações Interpessoais; Primeiros Socorros; Condicionamento Físico; Defesa Pessoal; Pedagogia e Oficina do Teatro nas Prisões (técnicas e metodologias internacionalmente conhecidas, que aliam teatro à ação social, criadas pelo teatrólogo Augusto Boal).

“Realizar um curso de formação profissional com essa carga horária, em pouco mais de dois meses se torna viável, na medida em que se procura oferecer ao aluno as ferramentas básicas para o seu desenvolvimento profissional na carreira que se inicia”, explica a diretora da EAP, Eugraci Antonia Vidotto. “É muito bom fazer parte da evolução do Sistema Penitenciário e isso é possível através da educação permanente”, afirma a diretora do Núcleo de Coordenação de São Paulo e da Grande São Paulo da EAP, Graceli Aparecida Alves.

No encerramento, os novos servidores assistem a uma palestra ministrada pelo Departamento de Inteligência e Segurança da SAP (Disap), sobre Concessão de Porte de Arma de fogo fora de serviço.

Da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária

(I.P.)