São Paulo vai auxiliar Nordeste a preservar meio ambiente

Técnicos de órgão de pesquisa do governo estadual farão estudo do solo e do clima nordestino para cultivo de eucalipto

ter, 12/05/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Um convênio para orientar a criação de novas florestas e diminuir o desmatamento da caatinga no Nordeste. Esse é o objetivo da parceria firmada em abril entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, e o Banco do Nordeste Brasileiro, que visa reduzir problemas ambientais sem prejudicar o crescimento das atividades econômicas da região.

O projeto será financiado pelo banco enquanto o IPT vai executar o zoneamento do setor de produção florestal de eucalipto, cultura ideal para recuperação do solo e que traz bom retorno econômico. Entre as atribuições do órgão estão levantar dados, pesquisar o plantio, indicar tecnologias de produção, analisar cadeias produtivas e mapear a vegetação.

Os técnicos e engenheiros paulistas começam ainda em maio um estudo para o cultivo de eucalipto na região. O eucalipto é muito usado na construção civil e produção de energia e ajuda na fixação de carbono, o que reduz impactos ambientais. “Além disso, é uma excelente matéria-prima para usos mais nobres, como por exemplo, na indústria moveleira”, afirma Márcio Nahuz, coordenador do projeto.

Sobre o IPT

O IPT é um órgão do governo do Estado de São Paulo, ligado à Secretaria de Desenvolvimento. É líder em orientação e solução de problemas tecnológicos nacionais.

A entidade atua nas áreas de engenharia civil, metalurgia, madeiras, mecânica e eletricidade industrial, engenharia naval e oceânica, transportes, química, geologia, couros e calçados, biotecnologia, tecnologia ambiental, normalização e qualidade industrial, informação tecnológica, informática, educação de nível superior e treinamento.

Do IPT