São Paulo vai ampliar Casas do Adolescente

O programa foi um dos responsáveis pela queda do índice de gravidez na adolescência em SP

ter, 11/09/2007 - 16h43 | Do Portal do Governo

O governo de São Paulo vai ampliar o número de unidades destinadas a atender exclusivamente jovens entre dez e 20 anos no Estado por meio do programa Casa do Adolescente. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 11, pelo governador José Serra, durante a divulgação de levantamento da Secretaria Estadual da Saúde que revelou queda de 32% no índice de gravidez na adolescência nos 645 municípios paulistas em nove anos.

As 18 Casas do Adolescente espalhadas pelo Estado em regiões com alto índice de vulnerabilidade social funcionam como verdadeiros laboratórios especializados em atender jovens com trabalhos de conscientização e prevenção a gravidez precoce. A orientação durante a gestação também é foco das atividades, com atendimento psicológico, odontológico, nutricional e consultas médicas no decorrer da gestação.

“Somente no Brasil 30 mil adolescentes até os 14 anos se tornam mães todos os anos. A partir daí, podemos avaliar a gravidade deste problema. A menina vê sua vida interrompida, muitas vezes deixa de estudar e não vê sua família consolidada”,  observou o governador José Serra.

Ação integral

Para Albertina Takiuti, coordenadora dos programas estaduais voltados ao jovem, a principal bandeira para que o Estado permaneça reduzindo os índices está em projetos como as Casas do Adolescente. “Temos várias oficinas com grupos de discussão que permitem aos jovens contar frustrações, medos e como lidar com a questão da gravidez”, contou.

Segundo Albertina, além das mães, as equipes multidisciplinares são treinadas para atender os parceiros das jovens. “É uma ação integral com o casal. Acolhemos e ensinamos todos a lidar com as emoções”, frisou Albertina. Ela acrescenta que uma das atribuições da Casa do Adolescente é tornar as jovens mães em um espelho para outros adolescentes. “Queremos mostrar as dificuldades”, completou.

“Esse trabalho vem sendo aprimorado constantemente. A cada ano mais profissionais de saúde das redes estadual e municipal são treinados para lidar com os jovens de forma diferenciada, trabalhando, principalmente, as emoções. Por isso os números de gravidez só tendem a cair”, prevê o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. De acordo com a Secretaria da Saúde, pelo menos dez mil profissionais foram capacitados nos últimos anos para atender os adolescentes. Esse exército atua em 120 Centros de Saúde, além das próprias Casas do Adolescente.

As Casas do Adolescente foram criadas em 1996 e os resultados os primeiros resultados vieram dois anos depois, conforme comprovam os números divulgados pela Secretaria da Saúde.  Os dados apontam 100.631 mulheres com menos de 20 anos grávidas em 2006, contra 148.019 casos ocorridos em 1998.

As 100.631 adolescentes grávidas em 2006 representaram 16,6% do total de partos no Estado. Esse índice foi de 16,9% em 2005, 17,0% em 2004, 17,5% em 2003 e 18,4% em 2002.

Contribuíram de forma decisiva para essa queda, reiterou o governador José Serra, o atendimento em postos de saúde e a maior capacitação de profissionais destinados ao atendimento das jovens.

Balada da saúde

Outra ação do governo estadual que contribuiu com a redução do índice de gravidez precoce é o projeto “balada da saúde”, que utiliza a diversão para orientar sobre sexo, uso correto de métodos anticoncepcional, e oferecer atendimento médico. Uma das propostas do projeto é orientar as adolescentes sobre a utilização racional da pílula do dia seguinte, para evitar que este seja o primeiro método adotado contra a gravidez indesejada.

Os profissionais da Secretaria aproveitam o momento de descontração oferecido pela balada para conscientizar jovens de ambos os sexos sobre a importância da prevenção, com uso de camisinhas e anticoncepcionais. A utilização da pílula de emergência é recomendada apenas em caso de falha dos outros métodos contraceptivos.

A primeira Balada da Saúde começou em agosto na Casa do Adolescente de Pinheiros. Desde então, reuniu cerca de 600 jovens sempre às segundas-feiras, das 17 às 21 horas.

Anticoncepcionais

Para auxiliar na prevenção à gravidez indesejada, a Secretaria decidiu ampliar o acesso das mulheres, inclusive adolescentes, a métodos anticoncepcionais. Desde julho estão disponíveis contraceptivos comuns em 20 unidades da Farmácia Dose Certa, na capital, situadas em estações de metrô, trem e centros de saúde. Em agosto esses locais passaram a distribuir pílulas do dia seguinte, camisinhas e panfletos informativos sobre contracepção de emergência.

Para o interior, litoral e Grande São Paulo a Secretaria também enviou, em agosto, anticoncepcionais, pílulas do dia seguinte e DIUs, para distribuição em Unidades Básicas de Saúde, em complemento ao repasse do governo federal.

Manoel Schlindwein / Cleber Mata / Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)