São Paulo ganha mais duas estações de trem

As obras de modernização da Linha F integram o Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos

ter, 29/01/2008 - 10h04 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h42

O governador José Serra inaugurou nesta terça-feira, 29, as estações USP Leste (nova) e Comendador Ermelino (reconstruída), na Linha F da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).“Hoje estamos dando seqüência à transformação dos trilhos da CPTM em metrô de superfície. A CPTM vai ficar cada vez mais parecida com o Metrô”, disse Serra durante o evento.

Ficou mais fácil chegar ao campus da USP Leste

No evento, Serra anunciou que o sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) será empregado na linha E (Luz-Estudantes) da CPTM. “É um sistema muito importante. É muito prático, tem o mesmo efeito do transporte de metrô e trem quando o volume de passageiros é menor”, observou o governador. Serra também adiantou que já está na fase de estudos a construção de estações de Metrô entre Tatuapé e Vila Prudente. “É uma boa novidade. Esta seria uma nova linha, para aliviar a zona leste”, disse o governador ao encerrar a agenda de compromissos na zona leste da capital.

Novas estações

De arquitetura arrojada, as estações USP Leste e Comendador Ermelino contam com 100% de acessibilidade, e dispõem de uma série de recursos para atender à crescente demanda de passageiros transportados na Linha F – hoje em torno de 145 mil. “Daqui algum tempo serão 230 mil passageiros. Eles serão transportados com conforto, em trens com maior segurança e maior rapidez, com estações mais bem arrumadas”, adiantou o governador.

As obras de modernização da Linha F, que trarão mais conforto e segurança aos usuários, integram o Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, que prevê investimentos de R$ 6,3 bilhões nas seis linhas da CPTM até 2010, com a transformação de 160 quilômetros de vias da CPTM em metrô de superfície.

Fazem parte desse plano de expansão, os 99 novos trens que o Governo do Estado está adquirindo. “Nunca se fez um investimento tão grande no transporte de trilhos, que é fundamental para descongestionar a região da Grande São Paulo e ajudar o desenvolvimento do Estado”, disse.

Composições

Nesta terça, além das estações, o governador entregou três composições reformadas. Esta ação marca a revitalização da frota de trens em operação na Linha F. As composições voltam à circulação após completa reforma para melhorar as condições de conforto, segurança e confiabilidade, com a recuperação e revisão geral de diversos equipamentos e componentes.

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, disse que a entrega de hoje completa a reforma da frota de trens da Linha F. “Quando fui chamado pelo governador para ser secretário, há um ano, esta era a pior linha de São Paulo e cheguei a dizer que ela era indigna, porque não tinha respeito com os cidadãos. Agora a Linha F é uma linha com padrão de metrô de superfície”, contou o secretário.

Leia também:

Jovens Cidadãos são treinados para atuar no Metrô

 

Manoel Schlindwein com Secretaria dos Transportes Metropolitanos