São Paulo fará exame antitabaco em funcionários da Educação

Secretaria promove palestra sobre males do cigarro para diretores, professores e coordenadores da rede estadual na capital

sex, 22/05/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Prevenir o consumo de tabaco, discutir o risco de doenças cardiovasculares de fumantes e pessoas que inalam a fumaça e repassar esses conceitos aos estudantes. Esse é o objetivo da videoconferência “Ambiente Livre de Tabaco” destinada aos servidores da rede estadual de ensino, que será realizada nesta sexta-feira, 22, pela Secretaria de Educação em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Depois do debate que deve reunir 500 pessoas, os funcionários da pasta poderão fazer um exame que mede a concentração de monóxido de carbono no organismo. Pesquisas recentes mostram que cerca de 35% das pessoas que não fumam apresentam índices de concentração de monóxido de carbono semelhantes aos registrados por fumantes.

“É na infância e adolescência que adquirimos grande parte dos bons e maus hábitos que teremos ao longo da vida, por isso, é fundamental que as escolas e professores conscientizem os alunos dos males que o cigarro traz à saúde”, disse o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

No último dia 7, o governador José Serra sancionou a lei antifumo, que proíbe o consumo de cigarro e de derivados do tabaco em ambientes coletivos, privados e públicos de todo o Estado de São Paulo. Entram na regra áreas internas de restaurantes, lanchonetes, bares, empresas públicas e privadas. A lei antifumo entrará em vigor no próximo mês de agosto e é válida nos 645 municípios do Estado.

Os servidores da Educação interessados em fazer o teste que mede a concentração de monóxido de carbono no organismo devem comparecer a partir das 15h na sede da Secretaria, localizada na Praça da República, 53.

Da Secretaria da Educação