Sabesp e SAP assinam protocolo para implantar infra-estrutura de saneamento em presídios

Objetivo é aprimorar condições sanitárias e ambientais em unidades de 367 municípios paulistas

sex, 18/01/2008 - 16h46 | Do Portal do Governo

A Sabesp e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP) assinaram na quinta-feira, 17, um protocolo de intenções que visa a realização de ações conjuntas para a implantação de infra-estrutura de saneamento (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos) nos estabelecimentos prisionais localizados nos 367 municípios paulistas atendidos pela Sabesp.

O objetivo desta parceria é a aprimorar as condições sanitárias e ambientais dos presídios, centros de detenção provisória e outros estabelecimentos prisionais, suprindo as necessidades de água potável e evitando eventuais transbordamentos dos esgotos, o que certamente contribui tanto para o processo de reabilitação dos internos como para o meio ambiente.

 O secretário-adjunto de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo, destacou dois aspectos importantes desta parceria. O primeiro em relação ao escopo de atuação. “Tratamento de esgotos é uma questão fundamental para o equilíbrio ambiental e em um universo como uma unidade prisional é de sua importância que eles sejam coletados e tratados”. O segundo ponto enfatizado por Toledo foi a parceria entre as diferentes áreas do governo Estadual. “Este é um trabalho de equipe que une diferentes áreas do governo do Estado de São Paulo na conjunção de esforços para um objetivo comum”, afirmou.

O presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, explicou que a infra-estrutura das unidades prisionais deve ser olhada com muita atenção. “Por isso, foi feito um mapeamento para identificar as situações que precisam de uma atenção especial da Sabesp”, disse.

Gesner falou também que para cada local, seja os estabelecimentos já construídos ou os em plano de edificação, a Sabesp irá desenvolver projetos de infra-estrutura específicos para realização das obras necessárias à sua implantação, além de sua integração aos sistemas de abastecimento de água ou de esgotamento sanitário existentes.

O secretário de Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto, lembrou que o saneamento básico é um dos graves problemas enfrentado pelos presídios e destacou que “agora com a ajuda da Sabesp será possível começar a sanar estes problemas angustiantes em relação à coleta e ao tratamento de esgotos”. Ele fez questão de agradecer a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, pela iniciativa “foi ela quem nos procurou oferecendo ajuda, por meio da Sabesp, para solucionar estes problemas”, finalizou Antônio Ferreira Pinto.

Da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia

(I.P.)