Roubos caem pela 18ª semana consecutiva na região central de São Paulo

Entre 31 de julho e 6 de agosto, houve uma redução de 24% nesses crimes, em comparação com 2022

sáb, 12/08/2023 - 10h57 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno de SP: Divulgação
Patrulhamento da PM na região central de SP

Os índices de roubos e furtos na região central de São Paulo continuam em queda, quando comparados ao mesmo período do ano passado. De 31 de julho a 6 de agosto, houve uma redução de 24% nos registros desses crimes nos bairros de Campos Elísios e Santa Cecília, áreas do 3º e 77º Distritos Policiais, respectivamente.

O levantamento realizado pela Coordenadoria de Análises e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) indica uma tendência de queda nos resultados pela 18ª semana consecutiva. No período analisado, foram registrados 94 roubos, ou seja, 24% de casos a menos no comparativo de 2022, que terminou com 124 registros.

Os casos de furtos apurados na mesma semana caíram de 229 para 214 registros, com uma redução no índice de 7%.

Desde que o Sistema de Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso foi implementado pela SSP houve uma queda significativa desses crimes na região central.

Em comparação com a última semana de março (27 a 2 de abril), os roubos caíram de 190 para 94, ou seja 51% a menos. Já os furtos reduziram 31% – de 311 naquela semana para 214 no último levantamento.

Os dois crimes também seguem em queda na comparação mensal com o ano passado. Em abril, os furtos e roubos caíram 19% e 8%, respectivamente nas duas regiões. Em maio, os furtos recuaram 22% e os roubos 20%. Já no mês de junho, a redução foi de quase 1% nos furtos e 14% nos roubos.

Resposta à criminalidade

A redução nos índices criminais é reflexo da atuação das polícias na área central e no entorno do fluxo de usuários na área da Cracolândia, com aumento do policiamento ostensivo, reforçado com 120 policiais a mais diariamente nas ruas, além da realização de operações específicas na localidade.

Na semana entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, a Polícia Militar realizou 14 operações de prevenção criminal nas áreas dos bairros de Campos Elísios e Santa Cecília.

No mesmo período, policiais da 1ª Delegacia Seccional Centro do DECAP realizaram diversas abordagens e prisões em flagrante de suspeitos de tráfico de drogas, crimes patrimoniais, especialmente furtos e roubos.

Além disso, está em andamento o processo para implementar a tornozeleira eletrônica em presos liberados após a realização de audiências de custódia. A ação, em parceria com o Tribunal de Justiça, é uma medida para evitar a reincidência criminal, que prejudica a segurança da área central.

Outro projeto em andamento é uma parceria com o Poder Judiciário para que os policiais possam monitorar mais de perto os infratores que cumprem pena em liberdade, seja ela qual for, e verificar se estão seguindo as regras do regime determinado.