A partir da zero hora desta terça-feira, 20 haverá cobrança de pedágio na rodovia D. Pedro I, que é administrada pela concessionária Rota das Bandeiras. As praças foram instaladas nos municípios de Igaratá (Km 26,5), Atibaia (Km 79,9) e Itatiba (Km 110,1). Os valores do pedágio serão respectivamente de R$ 5,80; R$ 4,60 e R$ 5,60.
A cobrança só foi autorizada após a conclusão do Programa Intensivo Inicial (PII). Nos seis primeiros meses de concessão, o Corredor D. Pedro I recebeu investimentos da ordem de R$ 53,2 milhões. Mais R$ 2 bilhões serão investidos ao longo da concessão na infra-estrutura rodoviária do lote que faz parte de importante corredor de exportações paulista.
O pedágio é o principal recurso para ampliar e modernizar a malha concedida do Estado de São Paulo, o que inclui obras, serviços e manutenção. Segundo o ranking elaborado pela Confederação Nacional dos Transportes, as rodovias paulistas sob concessão estão entre as melhores do país.
Corredor D. Pedro I
Entre as obras viabilizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo no Corredor D. Pedro I, destacam-se:
– prolongamento do anel viário de Campinas até a Rodovia dos Bandeirantes e o Aeroporto de Viracopos;
– duplicação da SP 360 entre os municípios de Jundiaí e Itatiba;
– duplicação da SP 332 entre os municípios Engenheiro Coelho e Conchal;
– implantação da via perimetral de Itatiba.
A concessão do Corredor D. Pedro I garante as seguintes obras:
– duplicação de 41 quilômetros de rodovias;
– construção de 117 quilômetros de faixas adicionais;
– implantação de 58 quilômetros de vias marginais;
– construção de 23 passarelas;
– construção de 52 dispositivos de acesso e/ou retorno;
– ampliação e modernização de 47 dispositivos já existentes.
Programa de Concessões Rodoviárias
O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo teve início em 1997 com a concessão de 3,5 mil quilômetros de rodovias, divididos em 12 lotes. Os investimentos já realizados na malha dessa primeira etapa somam R$ 16 bilhões, destinados às obras de ampliação e modernização de esquemas operacionais. O principal resultado do Programa são viagens muito mais confortáveis e seguras: o índice de mortos nas rodovias concedidas é 42% menor em relação ao ano de 2000.
Em 2007 o Governo iniciou a segunda etapa do Programa. Foram selecionados cinco corredores rodoviários e o Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas, totalizando 1.747 quilômetros. Esta nova etapa garante investimento de R$ 8,1 bilhões nas rodovias estaduais. Além disso, as concessões geraram R$ 5,5 bilhões em outorga, verba que está sendo aplicada no restante da infraestrutura rodoviária do Estado.
Da Artesp