Registro começa a coletar óleo de fritura para reciclagem

Unidade da Sabesp no Vale do Ribeira lança Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura

qui, 19/03/2009 - 11h11 | Do Portal do Governo

Um dos destaques da 6ª Semana da Água do Vale do Ribeira, realizado pela Sabesp, será o início do Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (Prol). Ele foi elaborado com o objetivo de evitar a poluição de rios e córregos, além de evitar problemas na rede de esgoto, pois o óleo é um aglutinante que se torna sólido e agrega lixo lançado indevidamente na tubulação. Basta um único litro de óleo para contaminar cerca de 25 mil litros de água.

Em Registro, o programa será feito em parceria com a prefeitura local, a Associação Comercial (Aciar) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do
Vale do Ribeira (Idesc).

“A implantação do Prol é muito importante porque, assim, impediremos que o óleo de cozinha, um produto altamente poluidor, afete os nossos rios e o solo”, afirma Irineu
Shiguekazu Yamashiro, superintendente da Unidade de Negócio Vale do Ribeira (RR) da Sabesp, que lançará o programa na abertura das palestras da 6ª Semana da Água do Vale do Ribeira, no dia 20.

Reciclagem no Brasil – De acordo com a Assessoria de Meio Ambiente da Sabesp, o óleo de fritura polui os rios por conter carga orgânica elevada que, em sua digestão, requer oxigênio dissolvido essencial à respiração dos peixes e outras formas de vida.
 
Também contribui para formar um filme flotante que prejudica a oxigenação das águas. Estima-se que, no Brasil, 4 bilhões de litros de óleo de fritura sejam produzidos ao ano, sendo 2 bilhões descartados e o restante ingerido em frituras e produtos industrializados ou aderido aos recipientes de preparo. Destes 2 bilhões, estima-se que somente 5% sejam reciclados.

Além dos benefícios ambientais, a reciclagem do óleo gera renda e colabora com a produção de biodiesel e sabão.

Pontos de coleta – A partir do dia 20 de março, haverá três pontos de coleta de óleo usado em Registro: a sede do Cidadão Catador, na Rua Chile, nº 48, Vila Ribeirópolis
(Pedreira); a agência de atendimento da Sabesp, à avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 400, centro; e o Departamento Municipal do Bem Estar Social, à Rua São Francisco Xavier, 165, centro.

Além disso, os membros do projeto “Cidadão Catador”, que já recolhem papelão, alumínio e plástico na cidade, passarão a coletar também óleo usado de cozinha.
 
A princípio, o óleo será encaminhado a Sorocaba para ser usado na fabricação de biodiesel. “Mas ainda pretendemos fazer uma campanha para que os coletores produzam sabão com o óleo que recolhem, aumentando a sua renda”, conta Irineu Yamashiro.

Da Secretaria de Saneamento e Energia/Sabesp