Queda é motivo de metade dos atendimentos de pacientes 80+ no Hospital do Servidor

Este sábado (24) é lembrado como Dia Mundial de Prevenção de Quedas; pelo menos 50% dos usuários dessa faixa etária atendidos no HSPE caíram

sáb, 24/06/2023 - 7h23 | Do Portal do Governo

Queda foi o motivo de metade dos atendimentos mensais de pacientes com mais de 80 anos do Setor de Fisioterapia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) durante o primeiro semestre de 2023. Dos 160 usuários atendidos, pelo menos 80 caíram e se lesionaram. As principais causas são fraqueza muscular e alterações na visão e na cognição. Os incidentes ocorrem geralmente em casa ou em lugares comuns da rotina.

Neste sábado (24), é marcado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. E o tratamento pode ser mais delicado para as pessoas idosas devido às comorbidades. Por isso, é essencial manter as consultas médicas em dia, para ajudar na identificação de possíveis doenças facilitadoras de acidentes, como osteoporose e sarcopenia – quadro de perda de massa muscular durante o envelhecimento. Também evita e previne o problema praticar exercícios físicos. Além de fortalecer a musculatura, também tornam o corpo mais resistente a impactos.

A paciente Luisa Prado, 93, caiu duas vezes. Na primeira, a bengala escorregou na calçada e a desequilibrou. Já na segunda, tropeçou no tapete de casa. As quedas causaram lesões na cabeça e na clavícula. “Minha visão ficou debilitada com o envelhecimento, o que contribuiu para eu esbarrar, tombar e fraturar diversos ossos. Porém, a prática de exercícios físicos ajudou na diminuição das dores, além de melhorar a minha locomoção”, comenta a aposentada.

Para o ortopedista e diretor técnico do HSPE, Dr. Marcelo Takano, a queda pode ser um sinal de alerta na saúde do idoso. “Por isso, deve ser investigada, pois fatores sutis como uma medicação na dosagem incorreta ou o grau do óculos incompatível com a necessidade podem ser os causadores de tombos graves”, explica.

Também podem contribuir para evitar quedas os seguintes cuidados: o uso de calçados adequados, evitar caminhos com irregularidades no chão, segurar no corrimão ao subir e descer escadas, manter o piso seco e retirar tapetes de lugares de trânsito.