Qualificação: CPTM promove curso profissionalizante sobre ferrovia em parceria com o Senai

Companhia é vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

seg, 12/02/2001 - 13h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, por meio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vai promover novos cursos técnicos-profissionalizantes de ‘Sistemas Mecânicos e Eletroeletrônicos de Transportes sobre Trilhos’. Os futuros alunos, 30 jovens de 16 anos, foram selecionados pela empresa, em parceria com o Senai-Lapa. O objetivo desta iniciativa é oferecer aos estudantes noções básicas e específicas sobre ferrovia e facilitar o acesso a empresas de transporte sobretrilhos, inclusive a própria CPTM.

Pioneiro entre as companhias ferroviárias brasileiras, o curso pretende se tornar uma referência em captação de tecnologia ferroviária. O aluno receberá informações sobre novas técnicas, planejamento, supervisão e execução de ações relativas ao deslocamento de passageiros e cargas. O acesso aos procedimentos e técnicas de logística de transporte e tráfego, além dos serviços de apoio ao usuário, também serão temas estudados nos cursos.

As aulas começam em março de 2001, na oficina do Senai-Lapa, que funciona dentro do pátio de manutenção de trens da CPTM. Serão oito horas diárias com as aulas práticas equivalem a um estágio dentro da companhia. Cada aluno receberá um salário mínimo mensal, ticket-refeição e vale-transporte. Segundo o coordenador-diretor do Senai-Lapa, Ivan Aparecido de Souza Moreno, no final do curso, previsto para julho de 2002, haverá a possibilidade entrar para o quadro efetivo de funcionários da empresa.