Público vai de trem a Interlagos conferir vitória que deu mundial a Räikkönen

Governador José Serra também chegou ao Autódromo pela linha da CPTM

dom, 21/10/2007 - 18h09 | Do Portal do Governo

Poucos apostavam suas fichas nele, mas o finlandês Kimi Räikkönen surpreendeu os mais pessimistas com um primeiro lugar no GP Brasil, disputado no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na tarde deste domingo 21. A posição coroou Räikkönen como campeão da temporada 2007 da Fórmula 1, numa dobradinha da escuderia Ferrari que teve o paulista de Botucatu Felipe Massa em segundo lugar, seguido pelo espanhol Fernando Alonso. Massa recebeu o troféu das mãos do governador José Serra.

E se a Ferrari do finlandês atingiu mais de 300 quilômetros por hora em Interlagos, a poucos metros do cenário decisivo, o público preferiu um meio de transporte seguro e confortável para assistir ao pega: o trem da Linha C da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Embora a composição não tenha ultrapassado os 70 quilômetros por hora, o ar condicionado e a música ambiente nos vagões garantiu ao público mais conforto no deslocamento até o autódromo.

Foi exatamente por esse motivo que muitos escolheram a mais recente opção para ir até o autódromo. Entre eles, o governador José Serra que embarcou na estação Berrini e chegou a Interlagos depois de desembarcar a na Estação Autódromo, entregue pelo Estado no último dia 17. “Ir de trem é a certeza de que podemos chegar mais rápido do que se estivéssemos de carro”, comentou Serra.

Segundo ele, a Estação Autódromo será a primeira de uma série de oito a serem inauguradas até março pelo Governo de São Paulo. Todas nos moldes do metrô de superfície, que significa menos tempo de espera nas plataformas, composições com ar condicionado, bancos anatômicos, som ambiente, vidros com proteção aos raios ultravioleta, indicação luminosa e sonora de abertura e fechamento de portas, monitoramento de falhas computadorizado, freios dinâmicos, entre outros itens. “Teremos mais duas estações que serão entregues até o início do próximo ano: Interlagos e Grajaú”, destacou o governador.

Serra reafirmou que os investimentos na linha Osasco-Jurubatuba não se resumem à construção de novas estações. Um lote de 12 novos trens também entra em circulação em breve. Um deles “desembarca” na Linha C na primeira semana de dezembro. “A chegada de novos trens vai diminuir também o intervalo de nove para quatro minutos, portanto, além de conforto, haverá mais rapidez para usuários”, observou Serra.

Aprovação

E o primeiro levantamento da CPTM apontou que houve um aumento de 7,5 mil usuários/dia com a inauguração da nova Estação. “Vim de trem pela comodidade. Não sabia que ficava tão próximo do autódromo”, aprovou Carlos Paiva, paulista de Fernandópolis. O representante de vendas Almir Figueiredo também optou pelos trens da CPTM pelo conforto. “Deixei meu carro num shopping e não tenho preocupação com o trânsito e nem mesmo com local para estacionar. É mais prático”, elogiou Almir.

Após chegar de trem ao autódromo, o governador José Serra assistiu a corrida ao lado do prefeito paulistano, Gilberto Kassab e do ministro do Esporte, Orlando Silva. No final da disputa, Serra prestigiou a festa ferrarista no pódium ao entregar a Felipe Massa o troféu de segundo colocado.

Cleber Mata