Prova para soldado temporário da PM será neste domingo

Mais de 18 mil inscritos disputarão os 2.682 postos de soldado temporário da PM

sáb, 28/11/2009 - 9h30 | Do Portal do Governo

Os 18.215 candidatos que se inscreveram para o concurso de soldado temporário farão a prova de escolaridade neste domingo, 29, para disputar os 2.682 postos de soldado temporário da Polícia Militar oferecidos na Capital e 133 cidades do Interior e da Grande São Paulo. No ato da inscrição, encerrada no último dia 13 de novembro, cada candidato optou pelo município com vaga disponível, onde almeja trabalhar.  A disputa média é de 6,79 candidatos/vaga. Para consultar os locais da prova, clique aqui.  Os ganhos para o cargo são de dois salários mínimos (conforme o piso salarial estadual de R$ 505), que equivalem hoje a R$ 1.060.

A avaliação será realizada em quatro etapas. A primeira é a prova de escolaridade, de caráter eliminatório, composta por 50 questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Nessa prova, classificam-se os candidatos que obtiverem um mínimo de 50 pontos. O número de classificados é limitado ao dobro da quantidade de vagas de cada município. Cada questão vale dois pontos.

A segunda etapa é a prova de condicionamento físico. Nela, os candidatos serão avaliados em uma corrida de 12 minutos. A terceira é a investigação social, para analisar se a vida atual dos candidatos é compatível com o perfil desejado para a Polícia Militar. E, por fim, a quarta e última, composta por uma análise de documentos que comprovem a condição do candidato à vaga.

Edital de convocação e prova

Os candidatos deverão acessar o site da Vunesp para consultar o local de prova, assim como o número da sala e horário de fechamento dos portões.  Caso o nome do candidato não esteja no Edital de Convocação, o número para esclarecimentos e resolução de possíveis problemas, é (0xx11) 3874- 6500.

Os concursandos devem comparacer ao local da prova com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos, munidos do comprovante de inscrição, caneta de tinta azul ou preta, lápis preto, borracha macia e original de um dos documentos de identificação ou xerox autenticada, conforme o caso.

O resultado da prova de escolaridade será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e também estará disponível no site da Vunesp Não serão fornecidos resultados por telefone.

Os aprovados assinarão um contrato de um ano, prorrogável por igual período. Nos primeiros três meses, o auxiliar voluntário permanece em treinamento. Tendo desempenho satisfatório, ele recebe a tarjeta de soldado temporário.

Da Secretaria da Segurança Pública