Projeto de Tecnologia e Energia da Unesp vence Prêmio Petrobras

Doutores da Faculdade de Engenharia ganharam R$ 20 mil reais e uma bolsa de estudos do CNPq

ter, 16/10/2007 - 11h05 | Do Portal do Governo

Os alunos Júlio César Batista e Agenor Medrado da Silva, da Faculdade de Engenharia (FE), câmpus de Guaratinguetá, venceram a terceira edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia, categoria doutorado. Com a orientação do engenheiro João Andrade de Carvalho Junior, eles apresentaram projetos nas áreas de Tecnologia de Energia e Tecnologia de Produtos, respectivamente. O anúncio dos vencedores ocorreu em setembro. Ao todo, a disputa abrangeu nove temas, nas categorias Graduação, Mestrado e Doutorado.

O projeto de Batista, Microgeração de energia elétrica (abaixo de 100 kW) utilizando turbina tesla modificada, propõe a geração de energia elétrica de forma econômica. A idéia é ocupar um nicho de mercado deixado pela substituição de sistemas a vapor, considerados economicamente inviáveis.

A pesquisa de Silva, Utilização do coque verde de petróleo da Petrobras em substituição parcial ao carvão mineral das misturas injetadas em altos fornos, baseia-se na substituição do coque — espécie de carvão sem produtos voláteis — por produtos mais baratos, como o carvão mineral. Segundo orientador, é um estudo que visa diminuir o preço do combustível.

Como prêmio, os dois autores receberam R$ 20 mil reais e uma bolsa de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para elaboração de suas teses. Como taxa de bancada, os professores orientadores dos trabalhos premiados em todas as categorias recebem a mesma quantia bruta que seus alunos.

O objetivo do Prêmio Petrobras de Tecnologia é reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica no desenvolvimento tecnológico da estatal e da indústria do petróleo nacional. Nesta edição, o concurso recebeu 421 trabalhos de diversas universidades do país. Com 15 pesquisas na disputa, a Unesp foi a 6º instituição que mais enviou projetos.

Da Unesp