Projeto Cine Tela Brasil chega ao município de Casa Branca

Com patrocínio da Renovias, sala de cinema itinerante recebe crianças, jovens e adultos de baixa renda

qui, 08/07/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A população da cidade de Casa Branca, na região administrativa de Campinas, recebe nesta quinta-feira, 8, a sala de cinema itinerante Cine Tela Brasil que oferece ao público quatro sessões gratuitas de filmes nacionais por dia. A vinda do projeto à cidade é patrocinada pela Renovias, em parceria com a Prefeitura Municipal de Casa Branca e idealizada pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

Até sábado, 10, serão exibidos os longas O Menino da Porteira, Se Eu Fosse Você 2, O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes e A Era do Gelo 3 em quatro sessões diárias. A sala estará montada na Praça Barão de Mogi Guaçu, em frente à Igreja Matriz – Centro.

“Em 2009, 112 milhões de pessoas foram ao cinema no Brasil. Só o cinema nacional teve um crescimento de cerca de 80%. Ainda assim, apenas 7,3% dos municípios brasileiros possuem sala de cinema. Nosso objetivo é alcançar essa parcela da população que não tem acesso às grandes salas. Para isso, pretendemos realizar 852 sessões e atrair um público de 170 mil pessoas até o final de 2010”, dizem Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

Idealizado pelo roteirista e pela diretora de Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo, o Cine Tela Brasil é um dos projetos de maior sucesso no cinema nacional. Desde seu primeiro ano de estrada, em 2004, o projeto já percorreu quase 300 cidades onde foram realizadas mais de três mil sessões. A taxa de ocupação da sala é de 88%, a maior do Brasil, superando, no total, 700 mil espectadores. Setenta e dois filmes nacionais já foram exibidos gratuitamente. Para garantir a alta taxa de ocupação da sala, são sempre feitas parcerias com as Prefeituras Municipais e Secretarias de Cultura e Educação de cada cidade visitada.

Além das sessões itinerantes, o Cine Tela Brasil propõe que o público passe de espectador a produtor. O Portal Tela Brasil (www.telabr.com.br), lançado no final de 2008, convida o internauta a participar de Oficinas Virtuais, nas quais percorre todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema. Oficinas de roteiro, produção, direção, fotografia, trilha sonora, montagem, pós-produção e até de exibição fazem parte do conteúdo disponível gratuitamente ao visitante do portal. A cada oficina, recomendação de bibliografia, de filmografia e ainda exercícios virtuais completam o aprendizado.

Sobre a Renovias

A Renovias administra o lote 11 do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, que compreende a malha viária que liga Campinas, Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mogi Mirim/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km. Sua missão é proporcionar conforto, bom atendimento e serviços de qualidade, com o compromisso de oferecer segurança aos usuários, através de melhorias contínuas ao longo da malha viária.

Serviço
Cine Tela Brasil em Casa Branca
Patrocínio: Renovias
Local: Praça Barão de Mogi Guaçu, em frente à Igreja Matriz. Centro
Data: de quinta a sábado, 8, 9 e 10
Programação:
14h30: O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes
16 horas: A Era do Gelo 3
18 horas: O Menino da Porteira
20 horas: Se Eu Fosse Você 2
Ingressos: Grátis
Lugares: 225
Site: www.cinetelabrasil.com.br

Da Artesp