Programas de acessibilidade são tema de encontro na Capital

Objetivo é disseminar ações de inclusão e de acessibilidade em todo o Estado

qui, 03/09/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A capital paulista vai sediar nesta quinta e quarta-feira, 3 e 4, a oficina sobre o Plano Municipal de Acessibilidade – Subsídios para Elaboração. O evento é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), e conta com o apoio do Ministério Público. 

As oficinas fazem parte do projeto Direitos da Pessoa com Deficiência – Cidadania e Gestão da Política, que pretende disseminar ações de inclusão e de acessibilidade em todo o Estado, tendo os municípios como aliados. 

Os encontros orientam como elaborar e aplicar a legislação federal e estadual, abordando aspectos arquitetônicos que sirvam para adequar o espaço urbano e tornar as cidades mais acessíveis e inclusivas. 

O público-alvo são os agentes públicos das 39 prefeituras Grande São Paulo, que atuam nas áreas de planejamento e obras; os gestores de departamentos e/ou secretarias que desenvolvem políticas públicas de atendimento; e também os representantes de instituições, organizações e entidades que trabalham pelos direitos da pessoa com deficiência. 

Nos dois dias da oficina, serão realizadas dinâmicas, trabalhos em grupo e outras atividades como, por exemplo, uma vivência para testar, na prática, as dificuldades, os obstáculos físicos e sensoriais encontrados no dia-a-dia. De olhos vendados, ou em cadeiras de rodas, os participantes percorrem corredores, prédios, calçadas e outras áreas da cidade. 

“Queremos incentivar cidades a participar da efetiva inclusão da pessoa com deficiência no acesso à Saúde e também ao Esporte, ao Lazer, à Cultura, ao Emprego e à Educação, para que todos, possam exercer sua cidadania”, explica a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

O Cepam 

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal é uma fundação ligada à Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo que apoia os municípios em projetos para a gestão e a construção de políticas públicas. 

Do Cepam