Programação em três parques estaduais comemora o Dia do Turismo Ecológico

Ação tem por objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância da preservação do meio ambiente e do turismo ecológico

qui, 25/02/2016 - 8h17 | Do Portal do Governo

E tem comemoração nos Parques estaduais Morro do Diabo, Xixová-Japuí e Campos do Jordão, administrados pela Fundação Florestal. No dia 1º de março, os frequentadores terão atividades especiais para celebrar o Dia do Turismo Ecológico, celebrado nesta data.

A ação tem por objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância da preservação do meio ambiente e do turismo ecológico.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), esse segmento turístico é baseado em uma relação sustentável com a natureza, conservação e educação ambiental, por isso a importância da ação. 

Veja a programação:

Parque Morro do Diabo
Das 8h às 12h, 50 alunos do ensino médio assistirão uma palestra sobre o potencial turístico do município de Teodoro Sampaio e região, no Parque estadual Morro do Diabo (PEMD). Em seguida os jovens participarão de dinâmicas e passeio nas trilhas da Unidade de Conservação (UC).

Parque Xixová-Japuí 
Das 9h às 12h, o Parque estadual Xixová-Japuí (PEXJ) promoverá passeio pelas trilhas com os visitantes e alunos convidados das escolas do entorno. O percurso vai da Trilha do Curtume até a praia de Itaquitanduva e a volta, pela Trilha dos Surfistas, finalizando a atividade na Sede Japuí.

Parque Campos do Jordão
Das 14h às 16h, o Parque estadual Campos do Jordão (PECJ) oferecerá aos visitantes um passeio monitorado pela Trilha das Quatro Pontes. Ao longo da atividade, serão apresentados o conceito de Unidade de Conservação (UC) e como o turismo acontece dentro desse ambiente, além de abordar técnicas simples de fotografia da natureza. 

SERVIÇO
Programação especial nos Parques estaduais Morro do Diabo, Xixová-Japuí e Campos do Jordão em comemoração ao Dia do Turismo Ecológico
Dia 1º de março  

Parque Morro do Diabo
Acesso Morro do Diabo – SPV 28 – km 11 – Teodoro Sampaio-SP
Dias e horários de funcionamento: visitação de terça a domingo 8h às 17h. Acesso às trilhas do Morro do Diabo, Pedro Bill, Ferrovia-Angelim e Paranapanema somente mediante agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (18) 3282-1599
E-mail: pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br

Parque Xixová-Japuí
Acesso pela acesso pela Av. Tupiniquins n° 1009
Dias e horários de funcionamento: Diariamente das 8h30 às 17h
Visita feita somente com agendamento prévio
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (13) 3567-2190
E-mail: pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br

Parque Campos do Jordão
Acesso pela Av. Pedro Paulo, s/n° Campos do Jordão/SP
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 9h às 16h, exceto quartas-feiras
Ingresso: R$ 12,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento
Telefone: (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804
E-mail: pe.camposdojordao@fflorestal.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado