Programa Viva Japão leva mais de 5 mil alunos ao MAM

Alunos e professores assistirão à exposição Quando Vidas se Tornam Forma: Um Diálogo com o Futuro – Brasil-Japão

qui, 10/04/2008 - 10h31 | Do Portal do Governo

Alunos e professores de 43 escolas da rede pública estadual que aderiram ao Programa Viva Japão poderão fazer uma visita monitorada ao Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, entre 29 de abril e 30 de maio.

Trata-se de uma parceria firmada entre a Secretaria da Educação e o MAM para que 5.120 estudantes e 256 professores vejam a exposição ‘Quando Vidas se Tornam Forma: Um Diálogo com o Futuro – Brasil-Japão’, que ficará em cartaz nesse período.

O objetivo é oferecer mais subsídios às escolas participantes do programa, que promove o contato dos alunos da rede pública estadual com a cultura do Japão e integra as ações do Estado para as comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil.

A exposição

A proposta da exposição é estabelecer um diálogo entre artistas brasileiros e japoneses. Assim, os alunos e professores poderão ver, por exemplo, o Luxdelix – vestido confeccionado com sacos de lixo do artista Jum Nakao, ao lado do A-Poc inside de Issey Miyake. As obras de Aya Takano, com as pinturas de Os Gêmeos. As cadeiras dos irmãos Campana, juntamente com a de Yoshioka Tokujin. Os Parangolés de Hélio Oiticica com o vestido feito de tubos de luz de Atsuko Tanaka. A Casa de Vidro de Lina Bo Bardi estabelecendo diálogo com Flower House de SANAA (Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa).

Ao todo, a mostra conta com obras de 38 artistas, sendo 19 do Brasil e outros 19 do Japão, que atuam em áreas variadas, como arte, arquitetura, moda e design.

Além das obras, serão realizados bate-papos artísticos entre Hélio Oiticica e Atsuko Tanaka; Lina Bo Bardi e Kazuyo Sejima/Ryue Nishizawa; Cildo Meireles e Gempei Akasegawa; Leonilson e Zon Ito e outros.

A exposição é realizada pela Fundação Japão, juntamente com MAM, e sob a curadoria de Yuko Hasegawa, do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, que mostra a similaridade existente entre o Brasil e o Japão por meio da arte.

Apesar de estarem em lados opostos do planeta, Hasegawa acredita ser possível encontrar muitas relações entre as obras dos dois países.

Na opinião da curadora, o século XXI pode ser caracterizado por três C: coexistência, conhecimento coletivo e consciência. Para ela, tanto o Brasil quanto o Japão possuem afinidades com esses três elementos.

Programa Viva Japão

O Programa Viva Japão, que começou a ser implantado em março do ano passado, atinge atualmente cerca de 400 escolas, num total de aproximadamente 300 mil estudantes. A ação, que faz parte do calendário de ações do Estado para as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, é implantada a partir da adesão voluntária das escolas.

O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses nos últimos 100 anos.

A iniciativa incentiva ainda a pesquisa, o conhecimento, a criatividade e vivência de assuntos relacionados ao Japão e aos imigrantes japoneses no Brasil, com ênfase para o Estado de São Paulo.

Na sala de aula, estudantes trabalham temas como cultura, tradições, história e língua japonesas. As contribuições do Japão nas áreas de educação, tecnologia, agricultura e mercado de trabalho também são objetos de estudos.

Para as crianças do Ensino Fundamental, as atividades desenvolvidas incluem brincadeiras, cantos infantis, histórias, mitos e lendas do Japão.

Já para os jovens do Ensino Médio, o Viva Japão propõe o desenvolvimento de atividades em torno do tema “Qualificação para o Trabalho no Brasil Atual”, envolvendo as diversas disciplinas curriculares na pesquisa, documentação e sistematização de informações que dêem aos alunos a chance de conhecer diferentes áreas de trabalho no mercado brasileiro atual.

Cíntia Cury