Programa Viajando com a Literatura leva produção literária a usuário de ônibus

Cartazes com poemas de escritores brasileiros serão afixados em 600 coletivos

qui, 06/12/2007 - 10h29 | Do Portal do Governo

“Estou mais interessada pela leitura”, diz Giovanna Tavares, de 10 anos, aluna da 4ª série do ensino fundamental.  A estudante foi escolhida pela professora Maria Lourenço, da Escola Municipal de Educação Básica Maria Adelaide, localizada na cidade de São Bernardo do Campo, para ler um trecho da biografia do escritor Gonçalves Dias, autor da famosa Canção do Exílio, na cerimônia de lançamento do Viajando com a Literatura

O projeto, lançado no dia 29, no saguão do Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, permitirá aos usuários de ônibus – em circulação pelos corredores da região metropolitana, grande ABC e Diadema – conhecer um pouco mais da produção literária brasileira. Cartazes com poemas de grandes escritores serão afixados nas portas de entrada e saída dos coletivos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), da Concessionária Metra e Empresa de Transporte Coletivo (ECT/SBC), parceiras na iniciativa.  Num segundo momento, trechos de livros seguirão a mesma trajetória em busca de futuros leitores.

Um ônibus da ECT, com cartazes afixados em suas portas, deixou o Teatro Cacilda Becker em direção ao Terminal Piraporinha.  Durante o itinerário, dois funcionários da Divisão de Bibliotecas Públicas de São Bernardo do Campo declamaram poemas e distribuíram folhetos com informações sobre o projeto.

“Queremos alcançar o maior número de pessoas possível e incentivar o hábito da leitura. Considero a iniciativa um chamamento para que os usuários de ônibus passem a visitar as bibliotecas públicas”, ressalta Rudnéia Caniver, chefe de Divisão de Biblioteca Pública da prefeitura de São Bernardo, que apóia o projeto.

Rudnéia faz questão de informar que as poesias serão trocadas mensalmente: “Canção do Exílio, de Gonçalves Dias; À Carolina, de Machado de Assis; Língua Portuguesa, de Olavo Bilac e Soneto da Fidelidade, de Vinícius de Moraes foram as primeiras a serem impressas”, acrescenta.

De acordo com José Ignácio de Almeida, presidente da EMTU, o projeto terá grande repercussão em toda a região metropolitana de São Paulo: “Muitas vezes não encontramos ambientes culturais para disseminar a cultura. Esse projeto é inovador e favorável a isso, pois usa um meio que contempla diversos públicos”, avalia.