Professores da rede estadual participam de seminário em Bogotá sobre liderança nas escolas

Escolas participantes recebem apoio para desenvolverem projetos curriculares em conjunto com escolas do Reino Unido

ter, 16/03/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Professores e supervisores da rede estadual de ensino paulista estão participando de um seminário internacional em Bogotá, na Colômbia. O evento, que começou na segunda, 15, e vai até quarta, 17, integra o projeto Liderança nas Escolas/ Connecting Classrooms, que é uma parceria entre o Consulado Britânico, o Conselho Nacional de Secretários de Educação e Secretarias Estaduais de Educação dos estados de Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O projeto reúne educadores da América Latina e do Reino Unido com o objetivo de buscar caminhos para melhorar a qualidade da educação, dando ênfase ao fortalecimento da liderança nas escolas e ao desenvolvimento de projetos curriculares conjuntos, por meio de parcerias.

No Brasil, 25 escolas-piloto fazem parte do programa desde 2007, cinco delas localizadas em São Paulo, pertencentes à rede pública estadual. Em 2009, foram incluídas no programa outras 15 escolas da rede paulista. As escolas participantes recebem apoio para desenvolverem projetos curriculares em conjunto com escolas do Reino Unido. A parceria possibilita um intercâmbio de práticas pedagógicas entre os professores de ambos os países, além de permitir que os alunos tenham acesso a uma cultura diferente.

“Dentro do projeto, visitamos outras escolas, nos reunimos com outros colegas, o que nos proporcionou uma visão diferente sobre a liderança nas escolas. Sempre temos algo novo a aprender e esse intercâmbio favorece essa troca de experiências”, declarou a professora Alexina Santagueta Vinhola, diretora da Escola Estadual Caramuru, localizada no distrito de Vila Formosa, na capital paulista, uma das escolas-piloto do projeto.

Em 2008, ela e os outros diretores de escolas-piloto brasileiras viajaram a Londres para conhecer algumas escolas locais. A experiência resultou em mudanças na escola da Vila Formosa. “Com eles aprendi que o foco do gestor tem que ser a sala de aula. Temos que saber o que está acontecendo no ambiente dos alunos. Hoje, na Caramuru, a exemplo do que acontece nas escolas britânicos, temos os líderes de salas, que é uma forma de eles se organizaram e termos uma relação mais próxima”, acrescenta. 

Da Secretaria da Educação