ProAC Editais encerra divulgação de selecionados com mais de 19 mil inscritos de SP

Foram divulgados os resultados dos 45 editais contemplando diversos projetos culturais no estado de SP; serão investidos cerca de R$ 100 mi

qui, 10/08/2023 - 9h12 | Do Portal do Governo
Programa criado em 2006 apoia diversos projetos culturais

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, divulgou o resultado das 45 linhas do Programa de Ação Cultural (ProAC), na modalidade Editais. Serão investidos neste ano cerca de R$ 100 milhões entre os 870 projetos selecionados.

A abertura das inscrições teve início em março deste ano. Os projetos contemplados irão receber os aportes da Secretaria em parcela única, diferente dos anos anteriores em que o repasse era realizado em duas parcelas. Houve aumento nas inscrições de 2023 em comparação com 2022. No ano passado foram 15.928 inscritos, neste ano 19.674 participantes. Os resultados, de todos os 45 editais, podem ser consultados na página do programa: aqui.

Novas linhas foram abertas

Além do pagamento em parcela única, outra novidade  seis novas linhas foram abertas: no segmento Dança foi acrescida a linha “Performance / Realização e Temporada de Ações Inéditas”; no segmento Circo foram acrescentadas as linhas “Produção e Manutenção / Lona”, e “Produção e Apresentação de Número Circense”; no segmento Museu foi acrescentada a linha “Salvaguarda de Acervos”; enquanto em Patrimônio Histórico e Cultural foi lançada a linha “Bem Protegido”; e por fim o segmento Publicação ganhou a linha “Realização e Publicação de Conteúdo Cultural.

Sobre o Programa

O ProAC Editais tem como objetivo fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando financeiramente projetos culturais nos mais diversos segmentos, como: Circo, Dança, Música, Teatro, Audiovisual, Literatura, Artes Visuais, entre outros. Há linhas de editais que contemplam projetos nas periferias para artistas, grupos coletivos, espaços culturais e comunidades. Estão mantidas as linhas voltadas para formação em Arte e Cultura e realização de cursos, oficinas e Artistas Iniciantes, além das novidades nos segmentos de Dança (Performance/Produção de obra inédita), Circo (Produção e Manutenção Lona e Produção e Apresentação de Número Circense) Museus (Salvaguarda De Acervos), Patrimônio Histórico e Cultura (Execução de Intervenções em Bem Protegido) e Publicação (Realização e Publicação de Conteúdo Cultural).

Durante o processo de inscrições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Sebrae-SP, organizaram uma série de atividades que auxiliaram os proponentes na elaboração dos projetos culturais que poderiam ser viabilizados por meio do ProAC na modalidade Editais. Foram criadas cartilhas, palestras, balcão tira-dúvidas e mentorias coletivas durante todo o mês de abril e no início de maio, até o encerramento das inscrições.

Canais de atendimento (De segunda a sexta-feira, das 13h às 17h)

Atendimento ProAC Editais:
E-mail: comunicacaoproaceditais@sp.gov.br
Telefone: (11) 3339-8275

Atendimento ProAC ICMS:
E-mail: proacicms@sp.gov.br
Telefone: (11) 3339-8227

Atendimento Pontos de Cultura:
E-mail: duvidaspontosdecultura@sp.gov.br
Telefone: (11) 3339-8093