Poupatempo passa a aceitar cartão para pagar 2ª via do RG

Próximo passo é expandir o sistema para serviços do Detran

seg, 19/10/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Atualizada em 26 de outubro às 13h05

No mês em que completa 12 anos de atividades, o Poupatempo traz uma novidade para a população: o pagamento de taxas por meio de cartão de débito. Inicialmente esse tipo de pagamento é destinado ao pagamento da segunda via do RG. 

“A 2ª via do RG foi escolhida para receber a primeira etapa desta modernização por representar a maior demanda de atendimentos do Poupatempo. Por dia, são mais de 7 mil emissões; somente em 2009, já foram solicitadas mais de 1,5 milhão de segundas vias. Nosso próximo passo é expandir o pagamento eletrônico para os serviços do Detran, diminuindo filas e melhorando ainda mais a qualidade do atendimento prestado ao cidadão por meio deste Programa que chega a 12 anos sendo referência absoluta de bom serviço do Governo de São Paulo”, afirmou o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Os terminais de pagamento eletrônico estão instalados nos balcões de triagem do Instituto de Identificação de 12 dos 14 Postos Fixos do Poupatempo. A transação eletrônica leva, em média, 30 segundos para ser concluída. 

A solução foi implantada em caráter experimental no Poupatempo Santos, em julho deste ano, e foi gradativamente expandida para os outros Postos. Hoje, já representa 37% do total de pagamentos referentes à emissão da segunda via do RG. A instalação foi concluída na última quinta-feira, 15, em São José dos Campos. Os terminais de pagamento eletrônico aceitam cartões de débito de qualquer banco afiliado às bandeiras Visa e Mastercard. No total, são 42 terminais (pinpads), número que deve chegar a 50 com a inclusão dos Postos Sé e Bauru. 

Mais capacidade de atendimento até 2010 

A Central de Atendimento ao Cidadão do governo paulista começou a funcionar há doze anos, no dia 20 de outubro de 1998, quando o Posto Sé abriu as portas à população. No primeiro dia foram realizados quase 3 mil atendimentos. 

De lá pra cá, o Programa foi crescendo, com a abertura de outros 13 Postos Fixos espalhados pelo Estado, além do serviço itinerante feito pelas Unidades Móveis, chegando à marca de 232 milhões de serviços prestados – dos quais quase 21 milhões são emissões de RG. Por dia, o Programa realiza mais de 104 mil atendimentos. 

Agora, a meta do Governo de SP é dobrar a capacidade de atendimento do Programa com a abertura de novos Postos em todo o estado. O Plano de Expansão, que já inaugurou quatro Postos (Osasco, Santos, São José do Rio Preto e Jundiaí), também está implantando novas Unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Rio Claro, Sorocaba, Taubaté, e também em Cidade Ademar, na zona sul da capital Paulista.

Da Secretaria de Gestão Pública