Polícia de SP prende quadrilha por venda de dados sigilosos de administradores públicos

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Paraná, durante a 2° fase da Operação Data Seller

seg, 13/11/2023 - 20h10 | Do Portal do Governo
(Crédito: Deic)

Cinco integrantes de uma quadrilha especializada em venda de dados sigilosos de administradores públicos foram presos nesta segunda-feira (13), durante a 2° fase da Operação Data Seller. O esquema consistia em oferecer consultas em grupos de aplicativos de mensagens para passar informações pessoais como endereço, telefones e assinaturas.

As prisões foram feitas após cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Paraná.

A ação foi realizada por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), através da 4° Delegacia DCCiber (Investigações sobre Lavagem de Dinheiro e Ocultação de Ativos Ilícitos). O esquema era apurado desde julho, quando foi descoberta a estrutura operacional da quadrilha.

Os suspeitos ofereciam consultas por valores entre R$ 200 e R$ 300 em aplicativos de mensagens em grupos chamados painéis de pesquisa. Lá, eram passadas informações como a qualificação completa das pessoas, endereços residenciais, telefones, assinaturas, veículos e locais por onde eles transitavam. Foi comprovado que a quadrilha também comercializava senhas de servidores e membros do Poder Judiciário e Ministério Público.

Além do Deic, a ação teve apoio de policiais do Paraná e de unidades locais das cidades de São Roque, Angatuba, Mairinque, Taubaté e Ubatuba. Os cinco homens foram presos e um deles foi detido em São Roque, no interior paulista, com arma de fogo.