Polícia Civil de SP fecha ferro-velho clandestino na Cracolândia

Ação faz parte do trabalho desencadeado pelas forças de segurança com o intuito de reduzir a criminalidade na região

ter, 29/08/2023 - 13h34 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia Seccional do Centro, desencadeou uma operação na área da Cracolândia para fiscalizar estabelecimentos que funcionam como comércio de reaproveitamento de recicláveis.

Durante averiguação em um estabelecimento nas proximidades da rua dos Protestantes, os investigadores, com apoio da Polícia Militar e outros órgãos públicos, localizaram um comércio sem alvará de funcionamento.

No local, foram apreendidas diversas ferramentas, como furadeiras elétricas, e outros equipamentos sem nota fiscal. Também foi recolhida uma perua com sinais de adulteração na numeração do chassi e do motor do veículo.

O responsável pelo local foi qualificado por receptação. Conforme a Polícia Civil, ele já respondeu a processos por homicídio e furto. O local foi lacrado pela prefeitura.

Policiamento no entorno da Cracolândia

A região central é uma das prioridades da atual gestão, tanto que desde o começo do ano a Secretaria da Segurança Pública adota medidas para combater a criminalidade na região.

A primeira delas foi o reforço de 120 PMs destinados ao policiamento ostensivo e preventivo. Também houve uma intensificação das investigações e operações por parte da Polícia Civil.

Em um período de sete meses, quase 4 mil suspeitos foram detidos, representando um aumento de 33% em comparação ao mesmo período de 2022.

Além disso, foi criado um Diagnóstico da Cracolândia, que publica dados semanalmente para aprimorar as políticas públicas relacionadas à região.

Para lidar com os elevados índices de reincidência entre os detidos por roubo e furto, uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) foi estabelecida para monitorar os criminosos por meio de tornozeleiras eletrônicas.

O acordo está em fase final e em breve entrará em vigor. Todos os esforços estão sendo empregados com um único objetivo que é trazer mais segurança para a população.