Polícia apreende 5,7 mil óculos vendidos ilegalmente na zona norte de SP

Ação, batizada de Hórus, apreendeu os produtos em três óticas no bairro do Canindé e ainda investiga três homens

sex, 29/09/2023 - 15h54 | Do Portal do Governo
Ação visa combater o comércio de óculos sem a prescrição médica e em estabelecimentos que não possuem a autorização

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil na tarde desta quinta-feira (28) resultou na apreensão de mais de 5,7 mil óculos com lentes de grau vendidos ilegalmente em três óticas localizadas no Canindé, na zona norte de São Paulo. Três homens são investigados.

Batizada de Hórus, a ação visa combater o comércio de óculos sem a prescrição médica e em estabelecimentos que não possuem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Embora não sejam considerados produtos para a saúde, são itens óticos que, por serem compostos de lentes de grau, devem ser comercializados exclusivamente com autorização médica, já que utilização desnecessária pode causar ou agravar problemas oculares.

Ao todo, 12 policiais em 5 viaturas realizaram as ações de fiscalização. O material apreendido foi encaminhado à perícia. O caso foi registrado como crimes contra as relações de consumo na Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC).