PM salva bebê engasgada no interior de SP: ‘É gratificante ajudar’, diz policial

Recém-nascida voltou a respirar após manobra de Heimlich

sex, 29/03/2024 - 13h07 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno de SP
Momento em que PM salva bebê engasgado

Policiais Militares que estavam de serviço em Catanduva, no interior de São Paulo, salvaram uma recém-nascida, de sete dias, que estava engasgada com leite materno. O salvamento foi registrado por câmeras de segurança que mostraram o momento em que o pai da menina desceu com ela nos braços pedindo ajuda. O caso aconteceu na segunda-feira (25).

Os cabos da PM Júnior César e Ricardo Marques estavam em patrulhamento pela região do bairro Cidade Jardim, quando avistaram um veículo, que deu sinal de luz. O pai da criança pediu ajuda para salvar a filha, que havia se engasgado com leite materno.

Enquanto um dos policiais realizava a manobra de Heimlich, manobra usada para expulsar o alimento, o outro acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e acalmava o pai. Após algumas manobras na recém-nascida, o PM conseguiu fazer a menina expelir o leite, momento em que ela voltou a respirar.

Para o cabo Júnior César conseguir ajudar a criança foi “gratificante”. “Em 23 anos como policial, nunca tinha feito isso. Temos filhos também e nos colocamos no lugar daquela família”, disse.

Como a criança já tinha voltado a respirar, os policiais do 30° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) cancelaram o pedido do Samu e levaram o pai e a menina até o hospital em uma viatura. Lá, ela passou por exames e, após ser constatado que estava tudo bem, foi liberada.

PM e Bombeiros salvaram, em média, 2 bebês engasgados por dia em 2023

O trabalho realizado pelas equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de São Paulo atendeu 760 ocorrências de desengasgos de bebês ao longo de 2023, por meio do atendimento emergencial dos números 190 e 193. A rapidez e a eficiência do serviço contribuíram para salvar, em média, a vida de duas crianças por dia no estado. Confira a reportagem completa aqui.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap