PM retira do mar rede de pesca irregular que ameaçava segurança no Porto de Santos

Diversas espécies marinhas foram retiradas vivas da rede e devolvidas ao mar

dom, 09/07/2023 - 11h01 | Do Portal do Governo

Policiais militares da 5ª Companhia de Polícia Ambiental Marítima do 3º BPAmb retiraram do mar de Santos, no litoral paulista, uma rede de pesca irregular que colocava em risco a navegação local. O objeto foi encontrado amarrado a um cabo de nylon que era sustentado por uma garrafa plástica que flutuava no mar.

Durante patrulhamento na entrada do Porto de Santos, a equipe se deparou com uma garrafa plástica que não se movia junto com a maré. Um policial então pegou o material e ao retirá-lo da água, percebeu que estava amarrado em um cabo de nylon que levava a uma rede de pesca.

O objeto tinha 100 metros de comprimento, sem as devidas plaquetas de identificação, tornando o petrecho não permitido, conforme a legislação pesqueira vigente. Na ocasião, não havia nenhuma embarcação pesqueira nas proximidades, não sendo possível identificar o infrator.

O petrecho foi recolhido e diversas espécies marinhas encontradas na rede foram devolvidas ao mar, como quatro peixes sapo, quatro linguados, três pescadas, três siris-azul, duas corvinas e duas miraguaias.