Pinacoteca de São Paulo apresenta 3ª edição do projeto Pinafamília

Lançado em 2014, projeto acontece nos segundos domingos de cada mês e reúne uma série de atividades a partir do contato com as obras de arte

qui, 07/12/2023 - 8h12 | Do Portal do Governo
Pinacoteca Luz durante Pinafamília

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta a 3ª edição do projeto Pinafamília, organizado pelo Núcleo de Ação Educativa do museu. Lançado pela primeira vez em 2014, o projeto reúne uma série de atividades  para grupos de famílias de todas as configurações, a partir do contato com as obras de arte. A programação acontece todos os segundos domingos de cada mês, de março a dezembro.

Para a 3ª edição do projeto, com lançamento no dia 10 de dezembro, o Pinafamília propõe atividades que exploram novos elementos visuais, como o corpo, espaço e movimento, a partir de obras do acervo e de exposições temporárias na Pina Luz, assim como nas exposições temporárias do  novo edifício, a Pina Contemporânea. As atividades são gratuitas e não há necessidade de inscrição prévia.

Fazem parte do projeto o jogo Pinafamília, distribuído gratuitamente às famílias participantes,  atualizado com novas obras e propostas, e o Guia de Visitação, elaborado como uma espécie de caça ao tesouro, para o qual será distribuído um mapa com pontos de parada específicos e QR Codes, que, ao serem escaneados, apresentarão informações e sugestões de atividade para cada ponto de parada, estimulando a circulação entre esses dois prédios do museu.

Complementando as atividades estão os impressos investigativos, um material impresso para estimular a visita autônoma das famílias às exposições do acervo do museu, e o Pinapequenos, um espaço lúdico e interativo com jogos, brincadeiras e mobiliários de uso coletivo e livre para bebês de 0 a 4 anos, sob supervisão de seus responsáveis e cuidadores.

Por ocasião do lançamento da 3ª edição do projeto, no dia 10/12 será apresentado o espetáculo Musicriando, com Edi Holanda e Robson Matos, na Praça da Pina Contemporânea.

Confira a programação de dezembro:

Pina Luz:
Distribuição de Jogo + Guia de visitação + Impressos investigativos
Às 10h – na recepção do museu, 1º andar (distribuição gratuita).

Atividades criativas para famílias, com educadores
Às 10h45, 13h15 e 14h45 – no lobby, 1º andar.

Pina Contemporânea:
Atividades criativas para famílias, com educadores
Às 11h30 e 15h00 – no ateliê 2.

Apresentação Musical: Musicriando, com Edi Holanda e Robson Matos
Às 10h30 e 14h00 – na Praça da Pina Contemporânea.

Em 2023, o Núcleo de Ação Educativa conta com o patrocínio de Grupo Volvo no Brasil, na cota Platinum, BB Seguros, na cota Ouro, BloombergWhite MartinsUnipar, na cota Prata, e Magazine Luiza, na cota Bronze.

 

SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO 

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da  cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais.  A Pina também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap