Pedale no Dia Mundial Sem Carro

Estações do Metrô, CPTM e EMTU já contam com bicicletários

sex, 18/09/2009 - 16h30 | Do Portal do Governo

Uma alternativa para participar do Dia Mundial Sem Carro, terça-feira, 22, movimento em prol do meio ambiente, é utilizar os serviços dos biciletários disponíveis no Metrô, CPTM e EMTU. Assim como milhares de pessoas deixe seu carro na garagem e utilize o transporte público e sua bike.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) estimula o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e saudável, por meio da construção de bicicletários e ciclovias – como o Caminho Verde, pista paralela à Linha 3-Vermelha, do Metrô. A pasta também criou iniciativas como a que permite a entrada das bikes nos trens e metrôs aos finais de semana e feriados e, durante a semana, a partir das 20 horas, sempre no último carro de cada trem.

Desde a implantação do projeto em setembro de 2008, os bicicletários do Metrô já registraram mais de 50 mil acessos e mais de 10 mil pessoas utilizando o serviço nas 15 estações.

Utilizar os bicicletários é bem simples. Basta comparecer a um dos locais levando RG e CPF para efetuar o cadastro. No caso de empréstimo, também é necessário apresentar um cartão de crédito Visa com limite disponível de R$ 350 para pré-autorização.

Quem não possui o cartão de crédito, pode comparecer à sede do Instituto Parada Vital (Alameda Barão de Limeira, 985, 5º andar, Campos Elíseos) munido de RG, CPF, comprovante de residência (originais e uma cópia) e duas fotos 3X4 para confecção da carteirinha do UseBike que dará acesso ao serviço. A primeira hora de uso da bike é gratuita; as adicionais custam R$ 2.

A EMTU/SP também conta com bicicletários. São três em operação: um no Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo; outro no Terminal Metropolitano do Jabaquara, ambos do Corredor ABD, e o último no Terminal Metropolitano de Hortolândia, que integra o Corredor Noroeste.

Além disso, está em fase de obras o bicicletário de Santo André, anexo à estação de mesmo nome da CPTM e ao Terminal Metropolitano Santo André Oeste, gerenciado pela EMTU/SP.

Serviço:

Bicicletários
Horário de funcionamento: das 6 às 22 horas, exceto o bicicletário Paraíso, que funciona das 6 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e das 6h às 22h aos fins de semana

Estações do Metrô – para-ciclos (somente estacionamento)
Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas. 14 vagas em cada estação.

Horário de funcionamento: 24h todos os dias da semana.
No caso dos para-ciclos, não é necessário se cadastrar, apenas utilizar um cadeado próprio para prender a bicicleta.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo