Pedágio da Saúde distribue adesivos de incentivo à doação de órgãos

Objetivo é conscientizar população sobre o tema; doações cresceram 57% no primeiro trimestre de 2008

dom, 20/04/2008 - 12h08 | Do Portal do Governo

Os motoristas que circularem pela praça de pedágio da Ecovias nas Rodovias Anchieta e Imigrantes durante o feriado de Tiradentes serão presenteados com adesivos com mensagem de incentivo à doação de órgãos. A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre o tema e provocar a discussão do assunto entre as famílias.

Serão distribuídos cerca de 10 mil adesivos com os dizeres “Incentive a doação de órgãos” durante os três dias do feriado.

Por se tratar de um adesivo de incentivo da campanha, os responsáveis pela distribuição contarão o objetivo do trabalho e, se o motorista tiver interesse em colaborar, receberá o material. Desde 2005, a frota de veículos do Governo do Estado possui esse adesivo colado no vidro traseiro do carro.

“A doação de órgãos é um processo que envolve a conscientização das famílias dos doadores, sem a aprovação familiar não há como realizar transplantes, por isso campanhas de mobilização e conscientização são fundamentais para salvar vidas”, afirma Luiz Augusto Pereira, coordenador da Central de Transplantes.

Transplantes em números

Só no primeiro trimestre de 2008 foram realizados 344 transplantes no Estado de São Paulo. O número é 55% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. À época foram realizados 219 transplantes de órgãos.

O aumento expressivo é, em grande parte, resultado dos investimentos da Secretaria de Estado da Saúde na capacitação de profissionais que atuam nas dez Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) distribuídas em todo o Estado.

Somente no ano passado, cerca de 300 profissionais que atuam em hospitais em todo o Estado foram capacitados para identificar os possíveis doadores e abordar seus familiares quanto à possibilidade da doação dos órgãos.

Da Secretaria da Saúde

(L.F.)