Paulistas contam com três novos serviços eletrônicos do Detran

No total, 35 serviços online permitem maior comodidade e facilidade para os usuários que precisarem de atendimento

sex, 11/05/2018 - 18h13 | Do Portal do Governo

Três novos serviços eletrônicos do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) estão disponíveis a partir de agora aos cidadãos. Ao todo, ele pode realizar 35 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação, veículos, infrações, entre outros.

A primeira novidade é a emissão da certidão negativa de propriedade de veículo. Pelo portal do Detran.SP, é possível verificar se um cidadão possui ou não um veículo registrado em seu nome. Para isso, basta digitar o CPF do cidadão. A consulta é feita na base de dados do Detran.SP e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Ainda dentro desse atendimento online, é possível verificar a autenticidade da certidão no próprio portal, com base no código verificador gerado após a consulta. Todos os documentos podem ser impressos.

“Esse novo serviço facilita a vida de quem necessita da certidão, pois não é preciso ir a uma unidade nem esperar pelo documento. A emissão eletrônica é imediata. Também dá segurança a quem exige a apresentação da certidão, já que poderá verificar de forma online sua autenticidade”, explica Jânio Loiola, diretor de Atendimento ao Cidadão.

Outra novidade é que agora, pelo próprio aplicativo de celular do Detran.SP, é permitido validar a certidão de CNH com o código de verificação ou o QR-Code. Esta certidão pode ser emitida no portal do órgão, bem como impressa.

A ideia, dessa forma, é possibilitar que empresas verifiquem a situação da habilitação dos motoristas, uma vez que o serviço disponibiliza o histórico de emissões, processos e bloqueios. Em outros países, a certidão de CNH também é solicitada. Além disso, o documento pode ser usado para fins judiciais, trabalhistas, de aposentadoria ou para cursos.

Por fim, o terceiro serviço permite que os profissionais registrados na entidade para atuar na formação e avaliação de motorista e motociclistas possam obter e validar a credencial pelo portal. Não é mais necessário comparecer a uma unidade física, basta acessar e certificar a credencial pela internet. Este meio é permitido apenas para os que possuem cursos registrados a partir de 1º de janeiro de 2013.

“O Detran.SP está em processo constante de aperfeiçoamento do atendimento. Os serviços eletrônicos são facilidades para que o usuário possa fazer tudo sem sair do conforto da sua casa”, diz Maxwell Vieira, diretor-presidente do órgão.

Vale lembrar que o órgão disponibiliza três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones (disponível para Android e iOS), com diversas funcionalidades.