Parque Estadual Morro do Diabo vai ganhar melhorias

Projeto foi apresentado pela Secretaria do Meio Ambiente

qua, 17/07/2013 - 10h40 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual Morro do Diabo vai receber R$ 20 milhões em investimentos do Governo de São Paulo. O projeto apresentado nesta semana pela Secretaria do Meio Ambiente, pela Fundação Florestal e pela Cetesb prevê a construção do centro de visitantes (com cerca de 4 mil metros quadrados), que terá museu multimídia, lanchonete, nova administração, salas de aula, loja, anfiteatro para 150 pessoas e arena externa.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Haverá ainda a construção de uma nova guarita de entrada, reestruturação do viário interno e criação áreas para caminhada e ciclovias, reestruturação e ampliação do estacionamento, nova hospedaria, construção de estação de tratamento de efluentes com métodos sustentáveis e com caráter educativo e nova sinalização educativa.

“É um grande investimento do Governo do Estado de São Paulo que vai beneficiar a região como um todo. O ecoturismo é um indutor de geração de emprego e renda, com conscientização ambiental”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas.

Faz parte do projeto ainda a construção de um viveiro para animais e área de esporte e lazer, campos de futebol, laboratórios de pesquisas, ambulatório, refeitório, entre outras melhorias.

Em cinco anos, número de visitantes no parque Morro do Diabo aumentou 33% (foto: Fernando Dias Pereira / IO)

O parque

O Parque Estadual Morro do Diabo fica em Teodoro Sampaio, na região do Pontal do Paranapanema, a 687 km da capital. Em cinco anos, o número de visitantes saltou 33%, passando de 15 mil em 2005 para 20 mil em 2010. Cerca de 80% são estudantes. Um dos objetivos do projeto é aumentar ainda mais este número. “O Morro do Diabo tem condições de atrair a comunidade como um todo, não apenas estudantes” diz o diretor executivo da Fundação Florestal, Olavo Reino Francisco.

Do Portal do Governo do Estado