Parque da Integração já é uma realidade

Moradores de Sapopemba estão utilizando as pistas para caminhada e passeios ciclísticos

sex, 01/02/2008 - 19h21 | Do Portal do Governo

“Eu ando por aqui todas as manhãs”, diz Inês Risato, moradora da região de Sapopemba e usuária da pista de caminhada do Parque da Integração. Inês participou do plantio de árvores no parque no último dia 25, em homenagem aos 454 anos da cidade de São Paulo.

Isaura Pedroso plantou um Manacá e também é freqüentadora do parque. Segundo ela, Sapopemba é o nome de uma árvore que existiu na região, “vem daí o nome do bairro”, diz Isaura.

As 200 mudas cedidas pela Sabesp foram plantadas em um trecho onde já está funcionando a ciclovia e a pista para caminhada. No restante continuam as obras para instalação da ciclovia, da pista para caminhada, incluindo toda a infra-estrutura básica necessária, como sanitários, bebedouros e bicicletários, além de estruturação da segurança, vigilância, atendimento de primeiros socorros e iluminação pública.

Em uma segunda etapa, serão instalados os equipamentos dos parquinhos, das quadras poli esportivas, praças, pistas de skate, praças de eventos, entre outras instalações que ficarão à disposição dos freqüentadores.

Histórico do Parque da Integração

Um empreendimento que pretende arraigar nas pessoas conceitos de preservação ambiental e respeito ao meio ambiente. Com este propósito, a Sabesp projetou o Parque da Integração, um dos maiores parques lineares do mundo em áreas urbanas, construído sobre a linha da Adutora Rio Claro, zona leste de São Paulo.

Mas para que o Parque da Integração ganhasse força e se tornasse realidade foi necessário muita conversa, sendo que as primeiras foram em 1998, quando a população começou a debater propostas para aproveitar, da melhor maneira possível, a área sobre a faixa da adutora. Em 2000, o Programa de Ações Integradas da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica do Governo do Estado de São Paulo detectou, por intermédio de vários estudos realizados naquela região, que poderia promover diversas ações para melhoria das condições de vida da população e das localidades mais afetadas por graves problemas sociais e a falta de áreas de entretenimento e lazer.

Após várias reuniões junto às comunidades, foram identificados os principais problemas encontrados pela população local e, daí então, foi feito um plano para atender boa parte dessas necessidades apontadas. Entre os principais anseios, foram estruturados os conceitos para a construção de um parque linear, que contemplaria o local com uma ciclovia e um caminho para pedestres por toda sua extensão, ligando ruas, bairros e proporcionando mais opções de lazer e esportes para a região. Surgia o primeiro esboço para a construção do Parque da Integração.

Outro aspecto importante se referia a adoção de um projeto paisagístico para o local com o objetivo de dar mais beleza à região, além de proporcionar a irradiação de princípios de preservação ambiental e respeito ao meio ambiente. Daí a importância de eventos como esse de plantio de mudas de árvores, envolvendo poder público e comunidade.

Da Sabesp

(M.C.)