Parada LGBTQIA+ tem queda de 24% em furtos e roubos registrados pela PM

Megaeventos promovidos em São Paulo em 2023, como Carnaval e Virada Cultural, têm redução nos índices de crimes

ter, 13/06/2023 - 9h33 | Do Portal do Governo

O trabalho conjunto das polícias Civil e Militar proporcionou mais segurança a centenas de milhares de participantes dos megaeventos promovidos na capital paulista em 2023. Ao longo de quase 10 horas de duração da Parada LGBTQIA+, no último domingo (11), a PM registrou 74 furtos ou roubos de objetos e 59 furtos de celulares. O número é 24% menor do que o registrado pela corporação na edição 2022 do evento, com 175 furtos e roubos.

A PM reforçou o policiamento com 2 mil agentes que monitoraram todo o percurso da Parada, da Avenida Paulista até a Praça Roosevelt, na região central da capital. O policiamento foi reforçado no entorno do trajeto e nos arredores de hotéis, centros comerciais e pontos turísticos do centro da cidade.

A Polícia Civil também fez ações especiais durante o evento. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu 10 suspeitos de integrar uma quadrilha que furtava celulares. Com a prisão do grupo, a polícia recuperou 61 aparelhos. Outros 39 aparelhos também foram recuperados em intervenções policiais.

Na quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, a Marcha Para Jesus também transcorreu em clima de tranquilidade nas ruas de São Paulo. Ao longo de todo o evento, a Secretaria de Segurança Pública registrou a prisão de um procurado da Justiça e um furto de celular.

Carnaval e Virada Cultural

A exemplo do que ocorreu durante o último feriado prolongado, o paulistano está participando de grandes eventos culturais com mais segurança em 2023.

O Carnaval foi um dos mais seguros dos últimos tempos na capital, com queda de 40% no número de furtos e roubos de celulares em comparação a 2020. Nos dias que antecederam os desfiles de rua, mais de mil foragidos da Justiça foram presos.

E na Virada Cultural, entre os dias 27 e 28 de maio, a participação do público também foi mais tranquila. A PM reforçou o policiamento ostensivo nos diversos palcos do evento, sobretudo no centro da cidade.

O efetivo das forças de segurança no evento teve 1,4 mil policiais, 300 viaturas, motocicletas e bases comunitárias. Cinco foragidos da Justiça foram presos, e houve 132 registros de furto ou roubo de celulares.