Orquestra de violões da Alemanha fará duas apresentações em Tatuí

Ensemble GuitArt faz participação no especial ´Violões Brasileiros´ e recital exclusivo

sex, 03/09/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Ensemble GuitArt, orquestra de violões alemã regida por Helmut Oesterreich, fará duas apresentações especiais no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, escola de música do Governo, nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9. As apresentações são gratuitas.

Em sua primeira turnê pelo Brasil, o Ensemble GuitArt fará participação especial no projeto “Violões Brasileiros” na quarta-feira, 8, às 20h30. Na ocasião, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí e a Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí receberão os convidados Quarteto Abayomi e Duo Rosa-Rochel de Violões – além do próprio GuitArt – para apresentação com repertório formado exclusivamente por música brasileira.

Na abertura da noite, o duo Rosa-Rochel, formado por Marcelly Rosa e Paulo Rochel (ambos alunos do Conservatório de Tatuí) apresentarão “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim.

Em seguida, o Quarteto Abayomi, vencedor do Mapa Cultural Paulista edição 2009-2010 na categoria música instrumental, apresentará as obras “Disparada” (de Geraldo Vandré e Théo de Barros) e “Gente Humilde” (de Garoto, Vinícius de Moraes e Chico Buarque). O quarteto é formado por Adriano Paes, Juliana Oliveira, Josiane Gonçalves e Patrícia Nogueira.

A Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Márcia Braga, apresentará na mesma noite as composições “Dama Carioca” (de Geraldo Ribeiro) e “A Furiosa” (de Paulo Belinatti). Já a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, coordenada por Edson Lopes e formada por músicos profissionais e alunos da instituição, mostrará obras de Waldir Azevedo (“Vê se Gostas”, “Cinema Mudo” e “Delicado”) e Antonio Carlos Gomes (“O Burrico de Pau”).

O grupo a se apresentar na seqüência será o Ensemble GuitArt, sob regência de Helmut Oesterreich e Stephan Werner. Os 29 alemães apresentam obras de Telemann, Mozart, Joaquin Rodrigo e Federico Moreno Torroba.

O encerramento colocará no palco todos os cinco grupos da noite para apresentação de “Canta, Canta Mais” e “Falando de Amor” (de Tom Jobim), Mafuá (de Armandinho Neves) e “Bachianinha nº 1” (de Paulinho Nogueira).

Ensemble GuitarArt

Na quinta-feira, 9, também às 20h30, o Ensemble GuitArt fará recital especial sob regência de Helmut Oesterreich e Stephan Werner. No programa, estarão obras de W.A. Mozart (“Adagio”), Antonio Vivaldi (“Concerto em Ré Maior”), Belinda Reynolds (“Begin”), Telemann (“Concerto di Camera”), Federico Moreno Torroba (“Sonatina”) e Joaquin Rodrigo (“Fantasia para un Gentilhombre”).

O Ensemble GuitArt, vencedor do 4º Concurso de Orquestras de Violões da Alemanha (1996), é formado por 29 jovens talentosos violonistas alemães, mais especificamente da região de Heidelberg e com participação de alguns convidados especiais das redondezas. O grupo foi formado em 1991 por Helmut Oesterreich.

Serviço

Quarta-feira, 8, às 20h30
Violões Brasileiros
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí, Ensemble GuitArt, Quarteto Abayomi e Duo Rosa-Rochel de Violões

Quinta-feira, 9, às 20h30
Ensemble GuitArt (Alemanha)
Helmut Oesterreich, coordenação

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Centro – Tatuí-SP
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 15 às 21 horas ou no dia do evento
Informações: (15) 32058444 / www.conservatoriodetatui.org.br

Do Conservatório de Tatuí