Onda de calor: especialista de SP explica como praticar exercícios sem riscos

Diretor de Medicina do Esporte do Hospital do Servidor aponta alguns cuidados para praticar atividade física de maneira segura

qui, 23/11/2023 - 11h24 | Do Portal do Governo
exercício, alongamento
Médico aconselha treinos fora dos picos de calor ou diminuição da intensidade das práticas mesmo para atletas profissionais

Calor intenso, termômetros em cidades brasileiras beirando ou ultrapassando os 40° C. Em tempos de temperaturas máximas alarmantes no país, hidratar bastante, evitar atividades em exposição ao sol, sobretudo nas horas mais quentes do dia, usar filtro solar, vestir roupas leves e alimentação adequada são algumas recomendações para manter a rotina de treinos com segurança.

“A principal recomendação é se hidratar muito, não somente antes dos exercícios, mas durante e após os treinos, porque com esse calor extremo, transpiramos muito e precisamos de mais líquido para repor essa perda. Usar roupas leves e claras que não absorvam o calor e permitam uma evaporação melhor do suor e usar protetor solar e bonés/viseiras para proteger a rosto da agressão dos raios solares são outros cuidados”, destaca o diretor do serviço de Medicina do Esporte do Hospital do Servidor Público Estadual-SP (IAMSPE), Samir Salim Daher.

Daher acrescenta que atletas profissionais têm mais condição de manter o ritmo dos treinos porque o condicionamento e rendimento constantemente trabalhados se adaptam com mais facilidade as circunstâncias externas. Mesmo assim, aconselha treinos fora dos picos de calor extremo ou diminuir a intensidade das práticas, principalmente em atividades ao ar livre. “Dentro de ambiente fechado, como uma academia com ar-condicionado, pode manter o treino normal porque o ambiente é estável.”

Para atletas amadores, o médico reitera a importância de ficarem atentos aos sinais do corpo e diminuir a intensidade dos treinos.
Além da hidratação, protetor solar, roupas adequadas, evitar exposição em horários de pico do calor, os praticantes de esportes não podem esquecer de manter a alimentação saudável. Frutas, legumes, vegetais, verduras, proteínas e carboidratos de absorção rápida são indicados por especialistas.

“Principalmente antes do treino, a dica é comer uma fruta que possa ajudar na recuperação do gasto energético. Se for um treino muito intenso, a reposição precisa ser maior, adequada e personalizada, com base em carboidratos e proteínas após as atividades. Nos treinos menos intensos, um carboidrato já é o suficiente para a reposição de energia”, disse o médico do esporte Daher.

No último dia 8, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a atuação de uma onda de calor no decorrer dos próximos dias. O alerta vermelho atinge sobretudo as regiões Sudeste e Centro-Oeste. A Defesa Civil do Governo Estadual também emitiu alerta para altas temperaturas nos próximos dias em todo o estado paulista.

Desde 1943, o recorde de maior temperatura em São Paulo foi de 37,8°C. No dia 17 de outubro de 2014, os termômetros chegaram a 37,8ºC, segundo o Inmet.

Sede, boca seca, quadros de diarreia e vômito, diminuição da produção de urina, urina de cor escura, cansaço, desânimo, calor e transpiração excessiva, tontura ou dor de cabeça, fadiga, pele seca e fria, aumento da frequência cardíaca, queda da pressão arterial e sonolência excessiva são alguns dos sinais e sintomas de desidratação

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap