Novas exposições no Paço das Artes destacam trabalhos contemporâneos

As quatro mostras, em cartaz a partir de segunda-feira, abrangem slides, instalações e manifestações de videoarte

sex, 09/03/2007 - 10h03 | Do Portal do Governo

O Paço das Artes abre quatro novas exposições na segunda-feira, às 19 horas. O paulistano Alberto Simon será o foco de duas delas. Ele foi convidado para apresentar a instalação Áudio Slide Show Legendado e também assume o papel de curador em Arte e Cocaína, 1950 – 2000: uma Sondagem.

A mostra Visões Berlinenses traz trabalhos de três representantes da nova geração de artistas alemães e Preparações e Tarefas: Letícia Parente é a retrospectiva da trajetória da artista baiana, uma das precursoras da videoarte no País. Todas têm entrada franca. As três primeiras mostras ficam em cartaz até 8 de abril. Preparações e Tarefas vai até 20 de maio.

Arte e Cocaína, 1950 – 2000: uma Sondagem apresenta 15 trabalhos confeccionados com lâmina de espelho e pó branco por artistas como Jimmie Durham e Sofia Hultén. A mostra remete à produção de arte realizada na segunda metade do século 20. O material foi selecionado entre uma variedade de 1,5 mil peças e é composto por trabalhos em diferentes suportes – instalações de vídeo, composições em web art, pôster e objetos.

Audio Slide Show Legendado traz instalação audiovisual de slides com 18 chapas, compostas com fotos do arquivo pessoal de Alberto Simon, produzidas num período de 12 anos. Uma das propostas da série é mostrar os problemas do teor dos textos curatoriais e de sua linguagem. Assim, os trabalhos trazem cenas “narradas” por legendas, que foram incorporadas na impressão dos slides.

Visões Berlinenses apresenta obras de Brigitte Waldach, Clemens Krauss e Mariana Vassileva, três nomes da arte contemporânea alemã. A mostra faz parte da primeira etapa de intercâmbio entre o Paço das Artes e a galeria DNA, de Berlim. Os artistas virão ao Brasil para produzir obras concebidas especificamente para o espaço da exposição. Brigitte criará uma instalação com trabalho em desenho; Krauss, uma pintura sobre o anonimato dos corpos e suas fragmentações; e Mariana realizará uma videoinstalação. A segunda etapa do intercâmbio levará artistas brasileiros para mostrar seus trabalhos no Festival Mês da Fotografia, na galeria DNA.

A exposição Preparações e Tarefas: Letícia Parente mostrará todos os 11 vídeos feitos pela artista, cuja produção é centrada nas décadas de 70 e 80. Cinco deles serão exibidos pela primeira vez após a restauração. Letícia (1930-1991) foi uma das expoentes do grupo que inaugurou a utilização do vídeo como suporte artístico no Brasil. No encerramento da temporada, em 20 de maio, o artista Luiz Duva fará a performance Desconstruindo Letícia Parente. Também haverá o lançamento do livro-catálogo Preparações e Tarefas: Letícia Parente, com imagens dos trabalhos, anotações e projetos da artista e uma mesa-redonda sobre sua obra.

SERVIÇO

Paço das Artes – Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, capital

Visitação: De terça a sexta-feira, das 11h30 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30. Mais informações pelo tel. (11) 3814-4832. Site: www.pacodasartes.sp.gov.br. E-mail: pacodasartes@pacodasartes.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)